Geral

JHC abre o “Natal de Todos Nós” com espetáculo tropical que transforma Maceió em cenário de magia e tradição

Evento marca acendimento das luzes natalinas e reúne famílias com apresentações culturais na orla

07/12/2025
JHC abre o “Natal de Todos Nós” com espetáculo tropical que transforma Maceió em cenário de magia e tradição
Prefeito JHC abre o Natal de Todos Nós com espetáculo tropical e acendimento das luzes em Maceió - Foto: Jonnathan Lins/Secom Maceió

Maceió viveu uma noite de encanto e celebração neste sábado (06), com a abertura oficial do “Natal de Todos Nós”, em frente à Praça Gogó da Ema, na Orla de Ponta Verde. O prefeito JHC liderou a cerimônia, dando início à maior edição já realizada do evento, que neste ano adota o tema “Natal Tropical”, unindo tradição cristã, cores e a identidade cultural da capital alagoana.

“O Natal se tornou um grande ativo de Maceió. Antes não tínhamos essa tradição de abrir oficialmente o período natalino, acender as luzes e reunir a cidade. Hoje, isso faz parte da nossa identidade. Maceió é turística, vibrante e volta a sorrir quando vemos as famílias ocupando os espaços públicos e nossa cidade brilhando para o Brasil inteiro. Só este ano conquistamos mais 430 voos e alcançamos um recorde histórico de visitantes, o que fortalece a economia e gera oportunidades para todos, do artesão ao pequeno comerciante, dos bares aos hotéis, do taxista ao trabalhador autônomo. O Natal é o momento de celebrar essas conquistas, renovar a nossa fé cristã e reunir Maceió em um clima de união, amor e esperança”, destacou o prefeito JHC.

O lançamento reuniu centenas de famílias, turistas e moradores, que foram recepcionados com uma programação especial. A noite contou com apresentação da Orquestra Som do Nordeste, ballet Allegro, teatro natalino, parada de Natal e o aguardado acendimento das luzes, além do show da Banda Cazuadinha, que encerrou as festividades.

Em 2025, o “Natal de Todos Nós” abraça a estética tropical para contar, de forma poética, o nascimento de Jesus Cristo. Pela primeira vez, o presépio deixou o estábulo para se encontrar com as jangadas da Pajuçara, criando uma narrativa que mistura fé, mar e cultura local.

Segundo a primeira-dama, Marina Cândia, que acompanhou de perto o desenvolvimento da temática, o enredo traz uma viagem simbólica do Papai Noel. “Na nossa história, o Papai Noel escolheu Maceió para passar as férias atraído pelo brilho da capital alagoana. Ele alterou sua rota tradicional para descobrir o Natal quente e vibrante do litoral nordestino e ao chegar aqui, se encantou com a renda do filé do Pontal da Barra, pelo Farol da Ponta Verde, por nossas expressões culturais que moldam a alma maceioense, como o Guerreiro, o Pastoril, o Coco de Roda, as quadrilhas e o Bumba-meu-boi”, relatou.

Cidade iluminada e reforço ao turismo

Este ano, a decoração natalina alcançou proporções inéditas: são mais de 1.800 itens cenográficos espalhados por Maceió, incluindo oito árvores luminosas, presépios iluminados, túneis de luz, painéis fotográficos e elementos marítimos — peixes translúcidos, corais, estrelas-do-mar e até um Papai Noel tropical de três metros segurando uma prancha.

A orla também recebeu iluminação cênica com 720 projetores e mais de 37 mil metros de pisca-piscas instalados em mais de 500 coqueiros. Um dos principais atrativos é a árvore de Natal de 34 metros no Marco dos Corais, com sistema de luz e som sincronizados via tecnologia 4G.

A ação faz parte do planejamento turístico da cidade, que projeta para a próxima alta temporada, entre dezembro de 2025 e fevereiro de 2026, um impacto financeiro de R$ 750 milhões, aumento de 25% em relação ao ano anterior. A expectativa é receber cerca de 1,5 milhão de turistas, considerando os acessos aéreo e rodoviário, com ticket médio diário de R$ 400.