Vida Esportiva

RB Leipzig nomeia primeira mulher presidente de clube da história do futebol alemão

A suíça Tatjana Haenni, de 59 anos, assumirá o cargo no dia 1º de janeiro; Ex-jogadora, ela foi convocada 23 vezes pela seleção de seu país

Agência O Globo - 10/12/2025
RB Leipzig nomeia primeira mulher presidente de clube da história do futebol alemão
RB_Leipzig.png

Pela primeira vez na história do futebol alemão, o RB Leipzig nomeou uma mulher para a presidência do clube: a suíça Tatjana Haenni. Aos 59 anos, Haenni assumirá o cargo a partir de 1º de janeiro. Ex-jogadora, ela foi convocada 23 vezes pela seleção suíça e, após encerrar a carreira nos gramados, atuou na Uefa, na Fifa e na Associação Suíça de Futebol (ASF), conforme informou o clube alemão.

“Estou ansiosa para começar em janeiro e conhecer o clube a fundo”, declarou Haenni em comunicado oficial. “Juntos queremos consolidar o sucesso já alcançado e atingir nossos ambiciosos objetivos”, acrescentou a nova mandatária.

O RB Leipzig, que integra a elite do futebol alemão desde 2016, já conquistou duas Copas da Alemanha (2022 e 2023) e chegou à semifinal da Liga dos Campeões em 2020, sendo eliminado pelo Paris Saint-Germain.

Fundado originalmente como SSV Markranstädt, o clube foi adquirido em 2009 pela Red Bull, que comprou a licença esportiva e promoveu a refundação da equipe na cidade de Leipzig, no leste da Alemanha. Na época, o time estava na quinta divisão do futebol nacional.

Atualmente, o RB Leipzig é comandado pelo técnico Ole Werner e ocupa a vice-liderança da Bundesliga, oito pontos atrás do Bayern de Munique.