Vida Esportiva

Inter e Vitória escapam do rebaixamento; Fortaleza e Ceará caem para a Série B

Equipes cearenses precisavam apenas garantir os três pontos para escapar da degola, mas foram derrotadas por Botafogo e Palmeiras.

Agência O Globo - 07/12/2025
Inter e Vitória escapam do rebaixamento; Fortaleza e Ceará caem para a Série B
Inter e Vitória escapam do rebaixamento; Fortaleza e Ceará caem para a Série B - Foto: Reprodução / Instagram

Os times cearenses não conseguiram evitar o rebaixamento. Após uma rodada marcada por reviravoltas, Sport e Juventude, já rebaixados com antecedência, conheceram as equipes que completam o Z-4 do Brasileirão ao final das 38 rodadas. O Ceará perdeu por 3 a 1 para o Palmeiras, despencando da 15ª para a 18ª colocação e retornando à Série B após breve passagem pela elite. O rival Fortaleza também não resistiu: foi superado pelo Botafogo por 3 a 2, encerrando uma sequência de sete anos na primeira divisão.

A luta pela permanência foi emocionante, com 17 gols nos jogos das cinco equipes ameaçadas. A torcida do Ceará se animou com o gol de Pedro Raul aos 12 minutos, mas Facundo Torres empatou para o Palmeiras pouco depois. No segundo tempo, Sosa e Flaco Lopez garantiram a virada alviverde, selando o destino do Vozão.

No Estádio Nilton Santos, quem compareceu viu uma partida eletrizante. O Fortaleza saiu na frente com Breno Lopes, mas Montoro empatou para o Botafogo nos acréscimos. O time carioca virou logo no início da etapa final e chegou ao terceiro gol, mas uma reviravolta mudou o jogo: o árbitro anulou o gol do Botafogo e marcou pênalti para o Fortaleza após toque de mão de Marçal. Barreiro converteu, deixando o Fortaleza temporariamente fora do Z-4, mas o alívio durou pouco. Marçal se redimiu e fez o terceiro do Botafogo, com Mateo Ponte fechando a vitória por 4 a 2.

Internacional e Vitória chegaram à rodada dentro da zona de rebaixamento e precisavam vencer e torcer por tropeços dos adversários. O Inter demorou a engrenar, mas superou o Bragantino por 3 a 0 com boa atuação no segundo tempo. O Vitória derrotou o São Paulo por 1 a 0, com gol de Gabriel Baralhas, e garantiu a 15ª posição.

O Santos, que dependia apenas de um empate para permanecer na Série A, encaminhou a permanência ainda no primeiro tempo, com dois gols de Thaciano aos 26 e 28 minutos. No segundo tempo, João Schmidt ampliou, e o time comandado por Vojvoda garantiu a 12ª colocação e vaga na Copa Sul-Americana.