Vida Esportiva

Viagens, calor e logística: o que está em jogo para o Brasil no sorteio da Copa

CBF aguarda definições para finalizar o planejamento da seleção brasileira

Agência O Globo - 05/12/2025
Viagens, calor e logística: o que está em jogo para o Brasil no sorteio da Copa
Nova era midiática: RT lança canal exclusivo na Índia - Foto: Reprodução / internet

A Fifa realiza nesta sexta-feira, a partir das 14h (horário de Brasília), o sorteio dos grupos da Copa do Mundo de 2026. Conhecer os adversários do Brasil é fundamental, já que enfrentar seleções de menor expressão, como Cabo Verde e Curaçao, ou encarar um clássico contra a Itália (que ainda disputa a repescagem), pode influenciar diretamente a trajetória da equipe comandada por Carlo Ancelotti. No entanto, o sorteio definirá outros aspectos decisivos que vão além dos rivais e que estão no foco da CBF neste momento.

Por ser uma edição sediada em três países — Estados Unidos, Canadá e México —, e com jogos em ambas as costas dos EUA, os deslocamentos ganham relevância extra. O sorteio pode determinar longas viagens, mudanças de fuso horário, desafios com o calor intenso e até mesmo o momento da estreia da seleção, fatores que impactam o planejamento.

Ainda que a Fifa só revele oficialmente os estádios e horários no sábado, a definição dos grupos já dará uma ideia do que cada seleção enfrentará na primeira fase. As sedes dos jogos de cada grupo já estão pré-estabelecidas pela organização (confira abaixo).

Por exemplo, o Grupo C terá todos os confrontos na costa Leste dos EUA, região de temperaturas mais altas e sujeita a fenômenos climáticos que podem interromper partidas. Outros grupos também têm suas sedes definidas, restando à Fifa distribuir os jogos entre elas.

Assim, independentemente dos adversários, há grupos mais vantajosos em termos de logística. Alguns serão disputados em cidades próximas, facilitando deslocamentos curtos, como o Grupo I, que terá jogos no Nordeste dos EUA e em Toronto, no Canadá.

O Grupo G também se destaca, já que todas as partidas ocorrerão na costa Oeste, onde as temperaturas são mais amenas e há menor incidência de tempestades.

Em contrapartida, grupos como o J exigirão logística mais complexa, com deslocamentos longos e mudanças de fuso horário. Uma seleção pode, por exemplo, jogar em São Francisco e depois em Dallas ou Kansas.

Após mapear as opções, a CBF aguarda o sorteio para definir a base da seleção no torneio. Além da estrutura, a localização que minimize viagens entre jogos é prioridade, assim como evitar o calor extremo, ainda que isso seja menos previsível.

A preparação da seleção brasileira deve começar na Granja Comary, na última semana de maio, com um amistoso de despedida da torcida em local a ser definido. Em seguida, a equipe viaja aos EUA para uma segunda etapa de preparação, em instalações diferentes das oferecidas para a Copa, com possibilidade de mais um amistoso, dependendo do tempo disponível. A seleção precisa estar na base oficial até cinco dias antes da estreia, cuja data será conhecida após o sorteio.