Vida Esportiva

Morre Índio, ex-árbitro da Série A, aos 55 anos

Após encerrar sua carreira nos gramados, Luís Santos passou a atuar na área social, com aulas de educação física adaptada para pessoas com deficiência.

Agência O Globo - 03/12/2025
Morre Índio, ex-árbitro da Série A, aos 55 anos
Morre Índio, ex-árbitro da Série A, aos 55 anos

Luís Antônio Santos, conhecido como Índio, ex-árbitro de futebol que atuou na Série A do Campeonato Brasileiro, morreu na madrugada desta terça-feira, 3 de dezembro, aos 55 anos. A causa da morte não foi divulgada.

Até o momento, familiares e amigos ainda não informaram detalhes sobre velório e sepultamento.

Em julho deste ano, Índio foi internado em estado grave no Rio de Janeiro, permanecendo em coma induzido após suspeita de um câncer cerebral. O agravamento do quadro ocorreu após ele passar mal durante um amistoso que apitava, levando à rápida piora de sua saúde.

Após pendurar o apito, Índio dedicou-se à área social, ministrando aulas de educação física adaptada para pessoas com deficiência. Também atuou na gestão pública, como secretário da Secretaria Especial de Integração Metropolitana, durante o governo do prefeito Eduardo Paes.

Integrante do quadro de árbitros da FFERJ (Federação de Futebol do Rio de Janeiro) desde 1995, Índio chegou à CBF em 1998, foi aspirante ao quadro da Fifa entre 2004 e 2008 e, durante a pandemia de 2020, contribuiu como instrutor na preparação dos árbitros cariocas.