Vida Esportiva
Rodada dupla no Castelão revela euforia do Fortaleza e tensão do Ceará na luta contra o Z4
Tribuna do Sertão acompanha as maiores torcidas do estado em fim de semana decisivo na reta final do Campeonato Brasileiro
Três pontos separam Ceará e Fortaleza, ambos ainda ameaçados pelo rebaixamento, na tabela do Brasileirão. Essa diferença diminuiu após um intenso fim de semana de 'rodada dupla' na Arena Castelão, que evidenciou sentimentos distintos entre as duas maiores torcidas do estado. A reportagem da Tribuna do Sertão acompanhou de perto o clima de paciência, expectativa e esperança que marca a reta final do campeonato, com o Fortaleza, mesmo dentro da zona de rebaixamento, demonstrando mais empolgação.
O Ceará foi o primeiro a entrar em campo, na noite de sábado, pela 36ª rodada do Brasileirão. O adversário foi o Cruzeiro, então terceiro colocado e ainda com chances matemáticas de título — possibilidade encerrada após a partida. Cerca de 29 mil torcedores compareceram ao estádio, número ligeiramente abaixo da média do Vozão na competição.
Em campo, o time comandado por Léo Condé apostou nos contra-ataques diante de um Cruzeiro que manteve a posse de bola e pressionou mais no ataque. A estratégia alvinegra, no entanto, saiu na frente: Zanocelo dominou na entrada da área e finalizou com precisão para abrir o placar.
A alegria do Ceará, que poderia se afastar do Z4 e se aproximar da vaga na Sul-Americana, durou pouco. Pressionada, a defesa alvinegra não resistiu após chute cruzado de Kaiki Bruno, e Willian Machado desviou contra o próprio gol. O empate em 1 a 1 permaneceu até o apito final.
O desfecho foi marcado por vaias tímidas da torcida. A tensão se justifica também pelo calendário: o Vozão enfrenta o Flamengo fora de casa, em partida que pode definir o campeão brasileiro, e encerra o campeonato diante do vice-líder Palmeiras. Permanecer próximo à zona de rebaixamento pode ser fatal.
Menos de 24 horas depois, a torcida do Fortaleza lotou as arquibancadas em situação ainda mais delicada na tabela, mas tomada por otimismo. Com casa cheia, 51 mil pessoas acompanharam mais um capítulo do sonho de evitar o rebaixamento, coroado com a vitória por 1 a 0 sobre o Atlético-MG, em jogo remarcado da 35ª rodada.
O técnico Martín Palermo, um dos principais responsáveis pela surpreendente reação tricolor nesta reta final, foi ovacionado no anúncio da escalação do Leão do Pici.
A conexão entre torcida e elenco se fortaleceu em meio à adversidade. Do campo para as arquibancadas, agradecimentos pelo apoio desde o aquecimento; do lado de fora, mosaicos, pedidos de camisas e homenagens aos atletas até mesmo em pinturas no corpo.
Pochettino marcou o gol do Fortaleza, ainda no primeiro tempo, após receber passe de Bareiro na área. O gol fez explodir as arquibancadas e deu confiança ao time, que passou a atacar com mais perigo, mesmo com o Atlético-MG mantendo maior posse de bola.
O Leão chegou ao oitavo jogo consecutivo sem derrota, conquistando a quarta vitória seguida. Agora, o Fortaleza está a apenas um ponto do Santos, primeiro time fora do Z4. Na sequência, enfrenta Corinthians, em casa, e Botafogo, fora.
Mais lidas
-
1DEFESA NACIONAL
'Etapa mais crítica e estratégica': Marinha avança na construção do 1º submarino nuclear do Brasil
-
2ECONOMIA GLOBAL
Temor dos EUA: moeda do BRICS deverá ter diferencial frente ao dólar
-
3REALITY SHOW
'Ilhados com a Sogra 3': Fernanda Souza detalha novidades e desafios da nova temporada
-
4FUTEBOL INTERNACIONAL
Flamengo garante vaga na Copa do Mundo de Clubes 2029 como quinto classificado
-
5DIREITOS DOS APOSENTADOS
Avança proposta para evitar superendividamento de aposentados