Vida Esportiva

Ônibus onde torcedor do Palmeiras morreu em Lima operava sem autorização e motorista estava irregular, afirma autoridade

Veículo será apreendido e pode virar sucata; condutor não tinha permissão para atuar em rotas turísticas

Agência O Globo - 29/11/2025
Ônibus onde torcedor do Palmeiras morreu em Lima operava sem autorização e motorista estava irregular, afirma autoridade
Ônibus onde torcedor do Palmeiras morreu em Lima operava sem autorização e motorista estava irregular, afirma autoridade - Foto: Reprodução

A Autoridade de Transporte Urbano para Lima e Callao (ATU) confirmou que o ônibus envolvido no acidente que resultou na morte de um torcedor do Palmeiras, na véspera da final da Copa Libertadores 2025, operava de forma irregular. De acordo com o órgão peruano, o veículo não possuía licença vigente para prestar aquele tipo de serviço no momento da tragédia.

Além da falta de autorização do ônibus, a fiscalização identificou que o motorista, embora habilitado para dirigir, não possuía a credencial específica exigida para o transporte de turistas. Por conta das irregularidades, o condutor foi multado e o veículo foi banido permanentemente de atividades turísticas.

O acidente aconteceu na região da Costa Verde e vitimou Caue Brunelli Dezotti, de 38 anos, médico e professor brasileiro. Ele bateu a cabeça enquanto participava de um passeio em um ônibus aberto com outros torcedores do Palmeiras pelo “Circuito de Playas”, quando o veículo passou sob uma ponte baixa. Segundo relatos de torcedores, o ônibus não reduziu a velocidade ao se aproximar do local.

Após a colisão com a ponte, colegas de Dezotti rapidamente alertaram o motorista. A vítima chegou a receber os primeiros socorros para conter uma hemorragia craniana e foi levada à clínica Maison de Santé, no distrito de Chorrillos, em Lima. No entanto, os médicos informaram que ele já chegou ao local sem sinais vitais, em razão da gravidade do traumatismo craniano.

A ATU detalhou que o ônibus, de placa F4T-780 e pertencente à empresa Solbus Transporte Turístico E.I.R.L., tem mais de 15 anos de uso. Considerando a idade avançada e a ausência de autorização para operar, o veículo será recolhido ao depósito após a conclusão da perícia policial e poderá ser destinado à sucata.

A entidade reguladora lamentou o ocorrido e manifestou solidariedade à família de Caue Dezotti, que estava em Lima para acompanhar a decisão do torneio continental.

Em nota, o Ministério das Relações Exteriores informou que, “por intermédio da Embaixada do Brasil em Lima, tem conhecimento do caso e presta a assistência consular devida”. Nas redes sociais, o Palmeiras também lamentou a tragédia e se solidarizou com a família da vítima.

“A Sociedade Esportiva Palmeiras lamenta profundamente o falecimento do torcedor Caue Brunelli Dezotti, de 38 anos, que estava em Lima, no Peru, para acompanhar a decisão da CONMEBOL Libertadores, marcada para este sábado (29). De acordo com autoridades locais, o palmeirense foi vítima de um acidente enquanto passeava em um ônibus turístico. Manifestamos nossa solidariedade à família e aos amigos de Caue neste momento de dor e tristeza.”