Vida Esportiva
Lima já sediou outras quatro finais de Libertadores além de Palmeiras x Flamengo; relembre
Capital peruana foi palco de decisões em diferentes formatos: ida e volta, campo neutro e final única
Palco do confronto entre Flamengo e Palmeiras, neste sábado, às 18h (de Brasília), Lima acumula tradição em finais de Libertadores. A capital do Peru já recebeu outras quatro decisões do torneio continental ao longo da história: duas no formato de ida e volta, uma em campo neutro para desempate e uma no atual modelo de jogo único.
Libertadores 1971: Estudiantes x Nacional (desempate)
Na edição de 1971, Estudiantes, da Argentina, e Nacional, do Uruguai, chegaram à final e venceram por 1 a 0 em seus respectivos domínios. Como não havia disputa por pênaltis na época, um terceiro jogo foi marcado em campo neutro. O Estádio Nacional do Peru, em Lima, conhecido como Colosso de José Díaz, foi o palco escolhido.
Em 9 de junho de 1971, o Nacional venceu por 2 a 0, conquistando seu primeiro título da Libertadores. Os gols foram marcados por Víctor Espárrago e Luis Artime.
Libertadores 1972: Universitario x Independiente (jogo de ida da final)
No ano seguinte, o Universitario, do Peru, disputou sua primeira e única final de Libertadores. O jogo de ida foi realizado no Estádio Nacional do Peru, terminando em 0 a 0 contra o Independiente, da Argentina.
O empate em Lima deixou a decisão aberta para o confronto de volta em Avellaneda, onde o Independiente venceu por 2 a 1 e garantiu seu terceiro título continental.
Libertadores 1997: Sporting Cristal x Cruzeiro (jogo de ida da final)
Vinte e cinco anos depois, Lima voltou a sediar uma final de Libertadores. Em 1997, Sporting Cristal e Cruzeiro se enfrentaram no jogo de ida, também no Estádio Nacional do Peru. O placar terminou novamente em 0 a 0, mantendo o Cruzeiro vivo para a partida de volta.
Na semana seguinte, em Belo Horizonte, o Cruzeiro venceu por 1 a 0, com gol de Elivélton, e ficou com o título da competição.
Libertadores 2019: River Plate x Flamengo (final única)
A final mais recente em Lima ocorreu em outro estádio: o Monumental, mesmo palco da decisão deste sábado. No dia 23 de novembro de 2019, foi realizada a primeira final única da história da Libertadores. Inicialmente marcada para Santiago, no Chile, a decisão foi transferida para a capital peruana devido à instabilidade social no país vizinho.
O duelo entre River Plate e Flamengo ficou marcado na memória dos rubro-negros. O time argentino abriu o placar no primeiro tempo e vencia até os 43 minutos da etapa final, quando Gabigol marcou duas vezes e garantiu a virada histórica para o clube brasileiro.
Mais lidas
-
1DEFESA NACIONAL
'Etapa mais crítica e estratégica': Marinha avança na construção do 1º submarino nuclear do Brasil
-
2ECONOMIA GLOBAL
Temor dos EUA: moeda do BRICS deverá ter diferencial frente ao dólar
-
3REALITY SHOW
'Ilhados com a Sogra 3': Fernanda Souza detalha novidades e desafios da nova temporada
-
4FUTEBOL INTERNACIONAL
Flamengo garante vaga na Copa do Mundo de Clubes 2029 como quinto classificado
-
5DIREITOS DOS APOSENTADOS
Avança proposta para evitar superendividamento de aposentados