Vida Esportiva

Sete times lutam para escapar das últimas vagas na Série B

Com risco remoto de queda, Vasco, cobrado pela torcida em treino, pode respirar aliviado com empate diante do Internacional, em casa

Agência O Globo - 26/11/2025
Sete times lutam para escapar das últimas vagas na Série B
- Foto: Reprodução / Agência Brasil

Faltando apenas três rodadas para o fim do Brasileirão, sete clubes ainda convivem com o temor do rebaixamento. Três dessas equipes, inevitavelmente, disputarão a Série B em 2026. Resta saber quem acompanhará o Sport na segunda divisão. Juventude, Fortaleza, Santos, Vitória, Internacional, Ceará e Vasco têm até nove pontos em disputa — ou doze, no caso do Fortaleza — para evitar o descenso.

Para alguns desses times, a situação é bastante delicada. O chamado "número mágico" para escapar de qualquer risco seria atingir 48 pontos. No entanto, Juventude, Fortaleza e Santos já não podem mais alcançar essa marca. Ainda assim, há possibilidade de permanência com uma pontuação menor, desde que consigam vitórias em confrontos diretos e contem com uma combinação favorável de resultados.

Juventude e Fortaleza, atualmente na 19ª e 18ª posições, respectivamente, precisam de verdadeiros milagres. A equipe de Caxias do Sul tem 98% de probabilidade de queda, segundo o Bola de Cristal, ferramenta do GLOBO em parceria com o Departamento de Matemática da UFMG.

Com apenas nove pontos ainda em disputa, o Juventude, que enfrenta o Bahia na sexta-feira, pode chegar no máximo a 42 pontos. Suas chances de vencer os três jogos restantes — Bahia, Santos e Corinthians — são de apenas 3,1%. Mesmo assim, caso conquiste as três vitórias, ainda teria quase 50% de risco de rebaixamento.

O cenário do Fortaleza não é menos preocupante. Apesar de ter quatro jogos pela frente (Bragantino, Atlético-MG, Corinthians e Botafogo, a maioria sem grandes pretensões nesta reta final), a probabilidade de vencer todos é quase nula. Mesmo alcançar 43 pontos, pontuação que costuma garantir a permanência, é tarefa árdua.

“Se o Fortaleza terminar com 43 pontos, ainda terá 31,3% de risco de rebaixamento. O mais relevante é que o time tem apenas 8,8% de chance de ultrapassar os 42 pontos”, explica Gilcione Nonato, matemático da UFMG responsável pelos cálculos do Bola de Cristal.

Segundo as estatísticas, a disputa mais acirrada será para evitar a última vaga na Série B. Vitória e Santos aparecem como principais candidatos neste momento. O Vitória, com 39 pontos e ocupando a primeira posição fora do Z-4, leva ligeira vantagem sobre o Santos, 17º colocado, com 38 pontos.

A chance de o Vitória terminar acima dos 42 pontos é de 20%, superior à do Santos, que tem 17%. Porém, ambos enfrentam riscos semelhantes de rebaixamento mesmo com 43 pontos: 29,7% para o Vitória e 30,6% para o Santos.

Apesar das probabilidades de queda serem inferiores a 10%, Internacional, Ceará e Vasco ainda não estão totalmente tranquilos. Os vascaínos, inclusive, foram ao Centro de Treinamento nesta terça-feira cobrar mais empenho do elenco. O próximo compromisso do Vasco é decisivo: enfrenta o Internacional, em São Januário, na sexta-feira.

Com risco de apenas 2,1% de rebaixamento, um empate nos próximos nove pontos praticamente garante a permanência do Vasco na elite.

“Com 43 pontos, o Vasco terá apenas 5,1% de risco de rebaixamento, e o time tem praticamente 94% de chances de somar pelo menos um ponto nos três jogos restantes”, afirma Gilcione Nonato.