Vida Esportiva

Cinco anos sem Maradona: os lances e gols que eternizaram o craque argentino

Ídolo do futebol mundial, Maradona faleceu em decorrência de uma parada cardíaca e deixou seu legado em clubes como Boca Juniors, Napoli e Barcelona

Agência O Globo - 25/11/2025
Cinco anos sem Maradona: os lances e gols que eternizaram o craque argentino
Maradona - Foto: Reprodução/internet

Artilheiro, ídolo e craque por onde passou, Diego Maradona marcou gerações e escreveu seu nome na história do futebol. Nesta terça-feira, completam-se cinco anos desde a morte do argentino, vítima de uma parada cardíaca. "El Pibe" viveu momentos memoráveis com as camisas de Boca Juniors, Napoli e Barcelona, além de liderar a seleção argentina na conquista do Mundial de 1986.

Cinco anos sem Maradona:

Para compreender a grandiosidade do ícone argentino, a Tribuna do Sertão relembra cinco lances marcantes de sua carreira, destacando suas arrancadas inigualáveis e técnica refinada.

1. Argentina 2x1 Inglaterra (Copa do Mundo de 1986, quartas de final)

Considerado por muitos o gol mais bonito da história das Copas, este lance é, sem dúvida, o maior golaço da carreira de Maradona. Em velocidade, o camisa 10 driblou metade do time inglês antes de marcar o segundo gol da vitória por 2 a 1, levando a Argentina à semifinal no México. Os hermanos acabaram conquistando o título mundial.

2. Argentina 4x0 Grécia (Copa do Mundo de 1994, fase de grupos)

O último gol de Maradona em Copas foi digno de sua genialidade. Após uma bela jogada coletiva, o camisa 10 acertou um chute potente da entrada da área, no ângulo, marcando o terceiro gol da goleada sobre a Grécia. A comemoração efusiva diante das câmeras ficou conhecida como 'El Grito' pelos argentinos. Dois dias depois, Maradona foi afastado da competição após testar positivo no exame antidoping.

3. Napoli 4x1 Milan (Campeonato Italiano 1988/89)

O Napoli comandado por Maradona e Careca deu uma verdadeira lição de futebol ao Milan de Arrigo Sacchi em 1988. Maradona foi decisivo e, no fim do primeiro tempo, aproveitou falha da defesa adversária para sair cara a cara com o goleiro Galli. Mesmo baixinho, não se intimidou e marcou de cabeça por cobertura, encobrindo o arqueiro. (Lance aos 1:26)

4. Real Madrid 2x2 Barcelona (Copa da Liga Espanhola 1983)

Antes de brilhar na Itália, Maradona já encantava no Barcelona. Em clássico contra o Real Madrid, no estádio Santiago Bernabéu, o camisa 10 foi aplaudido até pela torcida rival ao marcar um belo gol: recebeu em profundidade, driblou o goleiro e o zagueiro Juan José, que acabou se chocando com a trave. (Lance aos 2:46)

5. Argentina 2x1 Inglaterra (Copa do Mundo de 1986, quartas de final)

Se os ingleses presenciaram a genialidade de Maradona no segundo gol, também foram testemunhas de sua malandragem no primeiro. No início do segundo tempo, após confusão na área, Maradona subiu com o braço e marcou o gol, lance que ficou conhecido como a 'mão de Deus'. Até hoje, os ingleses contestam o lance, eternizado pelo próprio craque com sua justificativa lendária.