Vida Esportiva

Fifa firma parceria com Arábia Saudita para financiar infraestrutura esportiva em países em desenvolvimento

Acordo prevê até US$ 1 bilhão em empréstimos concessionais; 'O papel da Fifa é desenvolver o futebol em todo o mundo', afirma Gianni Infantino

Agência O Globo - 24/11/2025
Fifa firma parceria com Arábia Saudita para financiar infraestrutura esportiva em países em desenvolvimento
- Foto: Reprodução

A Fifa anunciou nesta segunda-feira uma parceria com o Fundo Saudita de Desenvolvimento, órgão governamental da Arábia Saudita, para destinar até US$ 1 bilhão em empréstimos concessionais a países em desenvolvimento. O objetivo é financiar a construção e a reforma de arenas esportivas, além de aprimorar a infraestrutura no entorno de estádios. Os países que serão contemplados ainda não foram divulgados.

O memorando de entendimento foi assinado em Zurique, Suíça, sede da federação, pelo presidente da Fifa, Gianni Infantino, e por Sultan bin Abdulrahman Al-Marshad, CEO do Fundo Saudita para Desenvolvimento.

"O papel da Fifa é desenvolver o futebol em todo o mundo, e muitas de nossas Associações Membro precisam de apoio adicional para a infraestrutura necessária à realização de competições. Este acordo é um passo crucial para garantir que nossas Associações Membro tenham as instalações adequadas para tornar o futebol verdadeiramente global", destacou Infantino.

O programa dará prioridade a nações em desenvolvimento e suas respectivas Associações Membro da Fifa, com o propósito de criar instalações que promovam o crescimento, gerem oportunidades e incentivem a participação em todos os níveis do esporte.

"O esporte é mais do que competição, é um catalisador para o desenvolvimento e a inclusão. Por meio deste financiamento, estamos ajudando os países a construir a infraestrutura de que precisam para liberar potencial, empoderar os jovens e fortalecer as comunidades para as próximas gerações", completou Sultan bin Abdulrahman Al-Marshad.

A iniciativa também funcionará como financiamento semente, com o intuito de atrair outras instituições de desenvolvimento, parceiros do setor privado e organizações regionais, estabelecendo um modelo escalável para o desenvolvimento esportivo sustentável em economias emergentes.