Vida Esportiva
Atlético-MG desperdiça três pênaltis, perde para o Lanús e fica com o vice da Sul-Americana
Após 120 minutos sem gols em Assunção, Hulk, Biel e Vitor Hugo desperdiçam cobranças e Galo amarga segundo vice continental consecutivo
O Atlético-MG vive novamente o amargo sabor de um vice-campeonato continental. Um ano após a derrota na final da Libertadores para o Botafogo, o clube mineiro esteve perto de conquistar a Copa Sul-Americana, mas acabou superado pelo Lanús, da Argentina, após empate sem gols no tempo normal e prorrogação, em Assunção. Nos pênaltis, o time argentino venceu por 5 a 4.
O clima de tensão e a forte marcação predominaram durante toda a partida no Estádio Defensores del Chaco. As duas equipes se mostraram cautelosas, e o jogo seguiu travado até o fim. A decisão ficou para as penalidades, e, na 14ª cobrança, o zagueiro Vitor Hugo parou no goleiro Losada, que garantiu o título ao Lanús.
O torcedor atleticano tem motivos de sobra para lamentar. Durante os 120 minutos, o time criou boas oportunidades, mas não conseguiu balançar as redes. No primeiro tempo, Bernard acertou a trave em cobrança de falta, e, já na prorrogação, Biel teve grande chance de garantir o título, mas parou em defesa espetacular do goleiro adversário.
O roteiro prenunciava o que viria nos pênaltis. Biel e Vitor Hugo desperdiçaram suas cobranças, assim como Hulk, principal referência do elenco, que também parou em Losada e perdeu a chance de conquistar um título internacional para o Galo.
O goleiro Everson ainda se destacou ao defender a primeira cobrança de Walter Bou e converter o último pênalti da série regular, mantendo o Atlético vivo até o fim. No entanto, não conseguiu evitar os gols de Izquierdoz, Marcich, Aquino, Cardozo e Watson, que garantiram o troféu ao Lanús.
Com o resultado, o Atlético-MG iguala o Fluminense, que foi vice da Libertadores e da Sul-Americana em anos consecutivos (2008 e 2009). Este é também o quarto ano seguido em que um clube brasileiro perde a final da segunda competição mais importante da Conmebol: Cruzeiro (2024), Fortaleza (2023) e São Paulo (2022) também ficaram com o vice.
Atual 11º colocado do Brasileirão, o Galo perdeu a chance de garantir vaga na próxima Libertadores. A equipe volta a campo na próxima terça-feira, às 21h30, contra o Flamengo.
Mais lidas
-
1DEFESA NACIONAL
'Etapa mais crítica e estratégica': Marinha avança na construção do 1º submarino nuclear do Brasil
-
2ECONOMIA GLOBAL
Temor dos EUA: moeda do BRICS deverá ter diferencial frente ao dólar
-
3REALITY SHOW
'Ilhados com a Sogra 3': Fernanda Souza detalha novidades e desafios da nova temporada
-
4FUTEBOL INTERNACIONAL
Flamengo garante vaga na Copa do Mundo de Clubes 2029 como quinto classificado
-
5DIREITOS DOS APOSENTADOS
Avança proposta para evitar superendividamento de aposentados