Vida Esportiva

Brasil vence Marrocos nos acréscimos e avança à semifinal

Seleção enfrentará Portugal na próxima fase; Áustria e Itália disputam a outra semifinal

Agência O Globo - 21/11/2025
Brasil vence Marrocos nos acréscimos e avança à semifinal
- Foto: Nelson Termé / CBF

Em mais uma partida emocionante, a seleção brasileira sub-17 superou o Marrocos por 2 a 1 nesta sexta-feira e garantiu vaga nas semifinais da Copa do Mundo Sub-17, realizada no complexo esportivo Aspire Zone, no Catar. O destaque ficou para Wenderson Dell, autor dos dois gols brasileiros, incluindo o decisivo no último lance do jogo. O marroquino Baha descontou para sua equipe, convertendo cobrança de pênalti.

Agora, o Brasil, comandado por Dudu Patetuci, enfrentará Portugal, que eliminou a Suíça ao vencer por 2 a 0. Do outro lado da chave, Áustria e Itália duelam por uma vaga na final.

O início do jogo foi de susto para o Brasil. Logo aos dois minutos, após erro na saída de bola, o centroavante marroquino Baha recebeu passe dentro da área, dividiu com o zagueiro Luccas Ramon e caiu. O técnico de Marrocos, Nabil Baha, pediu revisão do lance, certo de que seria pênalti, mas o árbitro mandou o jogo seguir. O episódio serviu de alerta para o técnico brasileiro, que cobrou mais atenção do time — e a resposta veio em campo.

Com maior controle da posse de bola, o Brasil neutralizou os contra-ataques adversários e passou a ditar o ritmo da partida. Aos 16 minutos, o zagueiro Luis Guedes encontrou Ruan Pablo livre pela direita; ele cruzou rasteiro para Wenderson Dell, que só completou para o gol, abrindo o placar.

Empate no fim do primeiro tempo

Já nos acréscimos da etapa inicial, a seleção voltou a vacilar na defesa. O lateral-direito Ângelo foi driblado por Aoud e, ao tentar impedir o chute, cometeu pênalti claro. Desta vez, o árbitro marcou a infração sem auxílio do VAR. Baha cobrou com frieza e empatou, sem chances para o goleiro João Pedro, destaque brasileiro em defesas de pênalti ao longo do torneio.

No segundo tempo, Marrocos encontrou mais espaços pelas laterais e levou perigo em contra-ataques, mas falhou nas finalizações. As entradas de Gabriel Mec, pelo meio, e Pietro, pela esquerda, deram novo fôlego ao ataque brasileiro, que voltou a equilibrar as ações.

O Brasil passou a ser mais incisivo, mas esbarrava na forte marcação marroquina e nas defesas do goleiro Bellarouch. Quando a partida já se encaminhava para a disputa de pênaltis, Wenderson Dell aproveitou um bate-rebate dentro da área, driblou o goleiro e marcou o gol da classificação, selando a vitória brasileira nos acréscimos.