Vida Esportiva
Palmeiras empata com Vitória e adia chance de assumir liderança do Brasileirão
Alviverde, desfalcado por convocados na Data Fifa, recorreu aos titulares, mas não conseguiu superar o Vitória no Allianz Parque
Desfalcado por seis jogadores convocados para suas seleções durante a Data Fifa, o Palmeiras recebeu o Vitória no Allianz Parque, na noite desta quarta-feira, em partida antecipada da 37ª rodada do Campeonato Brasileiro. Com um time misto, a equipe comandada por Abel Ferreira teve dificuldades para furar a defesa adversária e, mesmo após lançar mão dos titulares no segundo tempo, não conseguiu superar o bloqueio do Leão da Barra, encerrando o duelo com um frustrante 0 a 0.
Com o empate, o Palmeiras chegou a 69 pontos, permanecendo dois atrás do Flamengo, líder da competição na reta final do Brasileirão. O Vitória, por sua vez, iniciou a rodada na 17ª posição, com 35 pontos, e precisava da vitória para ultrapassar o Santos (36 pontos) e sair da zona de rebaixamento. O time de Jair Ventura igualou a pontuação do clube paulista, mas segue atrás nos critérios de desempate — são nove vitórias do Santos, contra oito do Vitória.
Apesar de não ter conquistado o resultado desejado, o ponto somado fora de casa pode ser importante para o objetivo final do Vitória na competição.
O próximo compromisso do Palmeiras será diante do Fluminense, neste sábado, às 21h30. Já o Vitória enfrenta o lanterna Sport, domingo, às 18h30.
Cavalaria acionada
Em uma noite marcada pelo lançamento da nova terceira camisa e pela comemoração dos 11 anos do Allianz Parque, Abel Ferreira escalou o Palmeiras com três zagueiros, devido às ausências de Gustavo Gómez e Piquerez. Andreas Pereira, atuando como primeiro volante, foi o principal elo entre defesa e ataque, enquanto o time ocupava o campo ofensivo com seis jogadores.
A melhor chance do primeiro tempo surgiu em jogada individual do ponta Allan, que avançou pelo lado direito, superou três marcadores com dribles e fintas, mas teve seu chute desviado pela defesa. Sem companheiros para finalizar, a bola saiu pela linha de fundo.
Mesmo com domínio da posse de bola e das ações ofensivas, o Palmeiras esbarrou na forte marcação do Vitória e desperdiçou oportunidades decisivas. As mudanças forçadas na equipe paulista impactaram o rendimento, tornando-a superior no ataque, porém vulnerável na marcação — falhas que não foram aproveitadas pelo adversário.
Na busca pelo resultado, Abel lançou mão dos titulares que estavam sendo poupados, como Aníbal Moreno, Felipe Anderson, Facundo Torres (Uruguai) e Vitor Roque (Brasil), tornando o jogo mais difícil para o Vitória.
Allan ganhou mais liberdade para atacar, arriscando jogadas individuais e até uma bicicleta, sendo o principal destaque ofensivo. Moreno também levou perigo em chute de fora da área, mas parou no goleiro adversário.
O paraguaio Gustavo Gómez, que atuou os 90 minutos nos dois jogos do Paraguai contra os Estados Unidos, também foi acionado e chegou a apoiar o ataque, deixando a defesa em segundo plano.
A principal oportunidade do Palmeiras surgiu com Felipe Anderson, que arriscou de fora da área, mas o goleiro Couto, destaque da partida, garantiu o empate para o Vitória.
Apesar da pressão nos minutos finais, o Palmeiras não conseguiu balançar as redes. Após o apito final, Andreas Pereira foi até o árbitro, reclamou e recebeu o segundo cartão amarelo, sendo expulso de campo.
Mais lidas
-
1DEFESA NACIONAL
'Etapa mais crítica e estratégica': Marinha avança na construção do 1º submarino nuclear do Brasil
-
2ECONOMIA GLOBAL
Temor dos EUA: moeda do BRICS deverá ter diferencial frente ao dólar
-
3REALITY SHOW
'Ilhados com a Sogra 3': Fernanda Souza detalha novidades e desafios da nova temporada
-
4FUTEBOL INTERNACIONAL
Flamengo garante vaga na Copa do Mundo de Clubes 2029 como quinto classificado
-
5DIREITOS DOS APOSENTADOS
Avança proposta para evitar superendividamento de aposentados