Vida Esportiva
Saiba quem foi Daniel Naroditsky, grande mestre de xadrez e ícone do jogo online morto aos 29 anos
Conhecido como 'Danya', o americano se destacou como jogador, comentarista e criador de conteúdo que ajudou a popularizar o xadrez no YouTube e no Twitch

O grande mestre americano Daniel Naroditsky, um dos nomes mais influentes da nova geração e figura querida entre fãs do jogo online, morreu aos 29 anos, duas semanas antes de completar 30. A morte foi confirmada nesta segunda-feira pelo Charlotte Chess Center, onde ele atuava como treinador. A causa não foi divulgada.
Pogba lança marca de roupas
Ex-promessa suíça
Conhecido pelo apelido “Danya”, Naroditsky era admirado por unir talento competitivo e carisma didático. De acordo com o jornal inglês BBC, seu canal no YouTube tinha quase 500 mil inscritos, e suas transmissões na Twitch reuniam mais de 340 mil seguidores. Em suas lives, ele alternava análises técnicas, humor e comentários sobre partidas em tempo real, inspirando uma geração de novos enxadristas.
"Ele inspirou centenas de milhares de pessoas a jogar xadrez", escreveu o também grande mestre Hikaru Nakamura, número dois do mundo e amigo próximo.
— Joguei mais de mil partidas com Daniel. Ele era calmo, inteligente e apaixonado. Criar conteúdo não era sobre dinheiro para ele, e sim amor ao jogo.
A Federação Internacional de Xadrez (FIDE) destacou que Naroditsky teve “um papel fundamental na popularização do xadrez online”, sendo um dos principais rostos da nova era digital do esporte.
Da infância ao título de grande mestre
Daniel Naroditsky nasceu em São Francisco, Califórnia, e aprendeu a jogar aos seis anos, incentivado pelo irmão mais velho, Alan. Seu talento foi notado cedo — em 2007, venceu o Campeonato Mundial Juvenil Sub-12 em Antalya, na Turquia.
Aos 14 anos, publicou seu primeiro livro, Mastering Positional Chess, e em 2013 conquistou o título de Grande Mestre, o mais alto reconhecimento da FIDE. Formou-se depois em Economia na Universidade de Stanford, conciliando os estudos com a carreira de jogador e treinador.
Em 2022, foi convidado pelo The New York Times para colaborar com a coluna de xadrez e desenvolver quebra-cabeças para a seção de jogos do jornal.
— Mesmo no meu nível, ainda consigo descobrir coisas lindas sobre o jogo toda vez que treino, ensino ou comento um torneio — disse ele ao jornal na época.
Legado digital e humano
Além de suas conquistas no tabuleiro, Naroditsky ficou conhecido por aproximar o xadrez de um público jovem e diverso, com transmissões acessíveis e tutoriais que simplificavam conceitos complexos.
— Ele fez o xadrez parecer divertido e humano — afirmou a jogadora e criadora de conteúdo Nemo Zhou, amiga do enxadrista. — Era um mestre não apenas do jogo, mas da forma de ensiná-lo.
Mais lidas
-
1COMUNICAÇÃO
TV Asa Branca corta contratos e congela novos projetos após disputa judicial com TV Gazeta
-
2ARAPIRACA
Prefeitura recupera vias nos bairros Guaribas e Verdes Campos em Arapiraca
-
3CRIME
Duas prisões por crimes de pedofilia chocam Palmeira dos Índios
-
4FUTEBOL
CRB expulsa sócio-torcedor por fraude e agressão a funcionária grávida no Rei Pelé
-
5MACEIÓ
Rui Palmeira denuncia que aplicação do Banco Master foi feita com consultoria investigada pela PF