Vida Esportiva
Influenciadores brasileiros assistem à classificação de Cabo Verde para a Copa: 'Muita gente apaixonada e talentosa'
Seleção africana garantiu vaga inédita nesta segunda-feira

A classificação de Cabo Verde para a Copa do Mundo de 2026, decretada ontem com a vitória por 3 a 0 sobre Essuatíni, foi acompanhada de perto pelos olhos do futebol mundial. Inclusive, por algumas pessoas que viajaram ao país insular no meio do Oceano Atlântico apenas para acompanhar a partida.
Daniel Braune e Felipe Neto foram dois influenciadores brasileiros que estiveram no Estádio Nacional de Praia, capital cabo-verdiana. Ambos assistiram a classificação histórica à beira do campo.
— Na comemoração da vaga na Copa, a gente via o olhar genuíno de quem estava ali e alcançou. Uma pequena ilha no meio do Atlântico. Você pensa em Cabo Verde, onde fica? É uma ilha que passa invisível quando você está observando o mapa, mas que tem muita gente apaixonada e talentosa. Que bom que se formou uma geração forte, é próspero para o país — comenta Braune.
Ele conta que identificou há alguns anos, junto do seu editor e social media Patrick, a grande quantidade de seguidores de países africanos que falam português, como Cabo Verde, Angola e Moçambique. Ao longo de 2024, ele produziu mais conteúdos sobre o esporte do continente e viu uma crescente de audiência. A oportunidade de ir diretamente a uma dessas nações enfim chegou.
— Ao mesmo tempo que foi uma situação completamente inesperada, de certo modo, eu e quem trabalha comigo imaginava que isso ia acontecer um dia: a gente vir até a África cobrir uma seleção lusófona tentando se classificar para uma Copa do Mundo, ou jogando uma Copa Africana — lembra ele. — Essa história nasce entre 2023 e 2024, quando fizemos a observação que tínhamos um público muito grande desse continente. A gente sabia que, em algum momento, se conectaria tête-à-tête com esse público tão especial. Nesse caso, foram os cabo-verdianos. Eu esperava algumas pessoas lá para nos receber, três ou quatro pessoas, mas não tanta gente. Foi fantástico.
Braune diz que cerca de 50 pessoas receberam seu grupo no aeroporto. Além de Felipe Neto e Patrick, ele viajou junto da namorada e um outro amigo em comum.
Felipe decidiu ir no mês passado, quando eles estavam em outra viagem e decidiram ir a Cabo Verde, quando a seleção venceu Camarões e ficou mais próxima da vaga na Copa.
— Ele ouviu e falou: "Rola de eu ir com vocês?" E eu falei: "Óbvio". Mas são situações diferentes: o Felipe é meu parceiro e a gente viaja por lazer. Só que, ao mesmo tempo que essa foi uma viagem, para mim, de trabalho, de cobertura de futebol, para ele, também foi uma viagem de um quadro novo de viagem que ele vem implementando. Então, uniu o útil ao agradável — disse Braune.
Mais lidas
-
1COMUNICAÇÃO
TV Asa Branca corta contratos e congela novos projetos após disputa judicial com TV Gazeta
-
2ARAPIRACA
Prefeitura recupera vias nos bairros Guaribas e Verdes Campos em Arapiraca
-
3CRIME
Duas prisões por crimes de pedofilia chocam Palmeira dos Índios
-
4FUTEBOL
CRB expulsa sócio-torcedor por fraude e agressão a funcionária grávida no Rei Pelé
-
5MACEIÓ
Rui Palmeira denuncia que aplicação do Banco Master foi feita com consultoria investigada pela PF