Vida e Saúde

Gripe K: novo subtipo do vírus influenza é identificado no Brasil

Primeiro caso foi confirmado em amostras analisadas no Pará, segundo o Ministério da Saúde

Agência O Globo - 17/12/2025
Gripe K: novo subtipo do vírus influenza é identificado no Brasil
Imagem ilustrativa gerada por inteligência artificial - Foto: Nano Banana (Google Imagen)

O subtipo K do vírus influenza A (H3N2), conhecido como gripe K, foi identificado no Brasil, conforme informações do Ministério da Saúde. O dado consta no Informe de Vigilância das Síndromes Gripais, referente à Semana Epidemiológica 49 e divulgado em 12 de dezembro, que apontou a detecção do subclado K em amostras coletadas no Pará. O documento também registrou a presença do subclado J.2.4 do mesmo vírus.

A preocupação internacional cresceu após a Organização Mundial da Saúde (OMS) alertar para o “rápido crescimento” dos casos do subtipo K desde agosto, em diversos países. Apesar do alerta, o Ministério da Saúde esclarece que o aumento da circulação da Influenza A (H3N2) no Brasil ocorreu antes da identificação desses subclados específicos, que já circulavam em regiões da América do Norte, Europa e Ásia antes de serem detectados em território brasileiro.

Segundo a pasta, não há evidências de que essas variantes estejam associadas a quadros mais graves da doença. A OMS ressalta que, de modo geral, o crescimento das infecções está dentro do esperado para a estação, com a chegada do inverno no Hemisfério Norte. Em algumas regiões do mundo, porém, foram observados aumentos acima do comum e início antecipado dos casos.

No Brasil, o Informe de Vigilância das Síndromes Gripais indica sinais de crescimento ou manutenção das hospitalizações por Influenza A em estados das regiões Norte (Amazonas, Pará e Tocantins), Nordeste (Bahia, Piauí e Ceará) e Sul (Santa Catarina). Já no Sudeste, a tendência é de redução gradual das internações associadas ao vírus.