Vida e Saúde
De 'Back to Black' a 'Cry Me a River': estudo revela aumento da negatividade nas letras de músicas desde os anos 1970
Estudo publicado na revista Nature aponta ranking das letras mais negativas e positivas dos últimos 50 anos
As letras das músicas populares estão mais negativas e simples desde os anos 1970, aponta um estudo publicado na revista Nature. A pesquisa analisou as 100 canções em inglês mais populares nos Estados Unidos a cada semana, entre 1973 e 2023, totalizando mais de 20 mil músicas de artistas como Carly Simon, Eric Clapton, Lizzo e Drake.
De acordo com os pesquisadores, houve um aumento significativo de palavras relacionadas ao estresse, como "ruim", "errado" e "dor". "A longo prazo, a música popular reflete mudanças mais amplas no clima emocional da sociedade", afirmou o Dr. Mauricio Martins, da Universidade de Viena, ao Daily Mail.
O crescimento da linguagem negativa nas letras acompanha o aumento do estresse, ansiedade e das chamadas "doenças do desespero" na população. Isso ajuda a explicar a transição de músicas animadas dos anos 1970 e 1980, como "Walking On Sunshine" de Katrina and the Waves, para canções mais negativas e introspectivas, como "Back to Black" de Amy Winehouse.
Segundo Martins, "letras mais simples também podem refletir mudanças culturais e cognitivas, como a redução da capacidade de atenção, alterações nos hábitos de audição com o streaming, ou declínios mais amplos na complexidade linguística observados em livros e na comunicação online".
O estudo identificou que palavras como "chorar", "machucar", "maldito", "saudades", "solitário", "lutar", "matar" e "odiar" tornaram-se mais frequentes nas músicas analisadas. Esse fenômeno coincide com o aumento das taxas de depressão, ansiedade e negatividade em outros meios, como comunicação e literatura.
No ranking das músicas mais negativas, destacam-se "We Cry Together" (Kendrick Lamar), "The Perfect Drug" (Nine Inch Nails), "Hurt" (Elvis Presley), "Cry Me A River" (Justin Timberlake) e "Red Opps" (21 Savage).
Já entre as letras mais positivas estão "Do I Do" (Stevie Wonder), "That's What I Like" (Bruno Mars), "Man In The Mirror" (Michael Jackson), "Please Don't Stop The Music" (Rihanna) e "YMCA" (Village People).
Os pesquisadores ressaltam que nem todas as músicas recentes são simples ou negativas, mas apontam que o perfil médio das canções de maior sucesso reflete tendências psicológicas e culturais mais amplas.
Músicas com as letras mais negativas:
Kendrick Lamar - We Cry Together
Nine Inch Nails - The Perfect Drug
Elvis Presley - Hurt
Justin Timberlake - Cry Me A River
21 Savage - Red Opps
Músicas com as letras mais positivas:
Stevie Wonder - Do I Do
Bruno Mars - That's What I Like
Michael Jackson - Man In The Mirror
Rihanna - Please Don't Stop The Music
Village People - YMCA
Mais lidas
-
1DEFESA NACIONAL
'Etapa mais crítica e estratégica': Marinha avança na construção do 1º submarino nuclear do Brasil
-
2ECONOMIA GLOBAL
Temor dos EUA: moeda do BRICS deverá ter diferencial frente ao dólar
-
3REALITY SHOW
'Ilhados com a Sogra 3': Fernanda Souza detalha novidades e desafios da nova temporada
-
4FUTEBOL INTERNACIONAL
Flamengo garante vaga na Copa do Mundo de Clubes 2029 como quinto classificado
-
5DIREITOS DOS APOSENTADOS
Avança proposta para evitar superendividamento de aposentados