Vida e Saúde
Novo Nordisk solicita aprovação da Anvisa para dose ampliada de Wegovy
Atualmente, a maior dose disponível é de 2,4 mg; novo pedido inclui a versão de 7,2 mg, já submetido também à FDA e outras agências internacionais
A Novo Nordisk anunciou nesta quarta-feira (26) que solicitou à Anvisa autorização para comercializar a dosagem de 7,2 mg do Wegovy, medicamento para obesidade à base de semaglutida. A nova dose representa o triplo da maior dose atualmente disponível no Brasil, que é de 2,4 mg.
Em junho, a farmacêutica dinamarquesa apresentou, durante as Sessões Científicas da Associação Americana de Diabetes, em Chicago (EUA), os resultados do estudo STEP UP, que avaliou a eficácia e a segurança da semaglutida semanal 7,2 mg em comparação ao placebo e à semaglutida 2,4 mg. O estudo envolveu 1.407 adultos com obesidade (IMC ≥30 kg/m²), excluindo pacientes com diabetes, e utilizou a medicação como adjuvante à intervenção em estilo de vida.
Os resultados apontaram que participantes tratados com semaglutida 7,2 mg alcançaram uma perda média de 20,7% do peso corporal após 72 semanas, enquanto aqueles que receberam 2,4 mg perderam em média 17,5%, e o grupo placebo, 2,4%. Destaca-se ainda que 33,2% dos pacientes da dose mais alta perderam 25% ou mais do peso corporal, ante 16,7% no grupo de 2,4 mg e nenhum caso no grupo placebo.
"Se aprovada, a semaglutida 7,2 mg trará a pacientes e profissionais de saúde uma nova opção com potencial para maior perda de peso, reforçando ainda mais a eficácia da molécula semaglutida. Estamos ansiosos para trabalhar com a FDA e disponibilizar essa opção, que passa por revisão acelerada, à comunidade afetada pela obesidade", afirmou Anna Windle, PhD, vice-presidente sênior de Desenvolvimento Clínico, Assuntos Médicos e Regulatórios da Novo Nordisk, em comunicado.
A nova apresentação é indicada para uso em conjunto com dieta de baixa caloria e aumento da atividade física, visando o manejo crônico do peso em adultos com obesidade. Eventos adversos gastrointestinais foram mais frequentes na dose de 7,2 mg, em comparação à dose de 2,4 mg e ao placebo, assim como casos de disestesia.
Além do Brasil, o pedido de autorização para a nova dose de Wegovy (semaglutida 7,2 mg) foi submetido à FDA, agência reguladora dos EUA, à EMA (União Europeia), à agência do Reino Unido e a outras autoridades internacionais. Nos Estados Unidos, a análise deve ocorrer entre um e dois meses após a aceitação do protocolo, devido ao programa acelerado da FDA. Na União Europeia, a expectativa é de decisão regulatória no primeiro trimestre de 2026. No Brasil, a Novo Nordisk aguarda a avaliação da Anvisa.
Mais lidas
-
1CRISE INTERNACIONAL
UE congela ativos russos e ameaça estabilidade financeira global, alerta analista
-
2DEFESA NACIONAL
'Etapa mais crítica e estratégica': Marinha avança na construção do 1º submarino nuclear do Brasil
-
3ECONOMIA GLOBAL
Temor dos EUA: moeda do BRICS deverá ter diferencial frente ao dólar
-
4REALITY SHOW
'Ilhados com a Sogra 3': Fernanda Souza detalha novidades e desafios da nova temporada
-
5DIREITOS DOS APOSENTADOS
Avança proposta para evitar superendividamento de aposentados