Vida e Saúde
Vacina da dengue do Butantan deve chegar ainda em dezembro
Imunizante em dose única conclui última etapa antes do registro; 1 milhão de doses já estão disponíveis no Instituto Butantan
O ministro da Saúde, Alexandre Padilha, anunciou nesta quarta-feira que as primeiras doses da vacina contra a dengue desenvolvida pelo Instituto Butantan devem começar a ser aplicadas ainda em dezembro deste ano. O imunizante quadrivalente passou pela última etapa de aprovação antes do registro, assinada hoje. Agora, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) poderá dar sequência ao processo de registro, etapa final para a liberação das aplicações.
Segundo o Instituto Butantan, já estão prontas 1 milhão de doses da vacina. Após as aplicações iniciais, a expectativa é que o imunizante passe a integrar o calendário nacional de vacinação a partir de 2026.
Padilha informou que ainda não há definição sobre quais grupos populacionais receberão a vacina prioritariamente. As discussões sobre o tema estão previstas para a próxima semana.
A expectativa do Ministério da Saúde é de que a nova vacina tenha maior adesão, já que será aplicada em dose única. Atualmente, a única vacina disponível no Brasil é a Qdenga, da farmacêutica Takeda, que exige duas doses para garantir a proteção.
“Essa vacina nos traz muita esperança, por duas características principais. Primeiro, por ser aplicada em dose única, o que facilita muito a adesão. Uma das dificuldades com a vacina atualmente disponível, produzida internacionalmente, é justamente a necessidade de duas doses”, destacou Padilha.
Mais lidas
-
1CRISE INTERNACIONAL
UE congela ativos russos e ameaça estabilidade financeira global, alerta analista
-
2DEFESA NACIONAL
'Etapa mais crítica e estratégica': Marinha avança na construção do 1º submarino nuclear do Brasil
-
3ECONOMIA GLOBAL
Temor dos EUA: moeda do BRICS deverá ter diferencial frente ao dólar
-
4REALITY SHOW
'Ilhados com a Sogra 3': Fernanda Souza detalha novidades e desafios da nova temporada
-
5DIREITOS DOS APOSENTADOS
Avança proposta para evitar superendividamento de aposentados