Vida e Saúde
Chia: qual a forma correta de consumir a semente para evitar riscos
Em contato com líquidos, a semente de chia expande e forma um tipo de hidrogel
O consumo de chia é indicado para quem deseja perder peso, pois a semente pode ser adicionada a iogurtes, smoothies ou outros alimentos líquidos, contribuindo para aumentar a sensação de saciedade. No entanto, é fundamental consumir a chia já hidratada, pois ingerir as sementes secas pode trazer riscos à saúde.
Rica em fibras, proteínas e ácidos graxos ômega-3, a chia oferece diversos benefícios, como auxiliar na perda de peso, melhorar o controle glicêmico e favorecer a saúde cardiovascular.
Um dos principais diferenciais da semente é sua capacidade de, ao ser adicionada à água, formar uma cápsula de hidrogel que pode aumentar até 27 vezes o seu volume. Esse processo é considerado vantajoso por promover maior saciedade.
No entanto, um caso relatado na revista científica The American Journal of Gastroenterology chamou a atenção para os riscos de consumir a chia seca.
Um homem de 39 anos procurou o pronto-socorro com fortes dores na parte superior do estômago e dificuldade para engolir, inclusive a própria saliva. Os médicos descobriram que, 12 horas antes, ele havia ingerido uma colher de sopa de sementes de chia secas, seguida de um copo de água.
Em contato com a água, as sementes expandiram e formaram um hidrogel que bloqueou o esôfago do paciente. Segundo a médica Rebecca Rawl, principal autora do estudo, o gel formado pela chia tinha uma consistência semelhante à de uma geleca de modelar, como o Playdoh – não era sólido, mas também não era líquido.
Para resolver o quadro, os médicos tentaram inicialmente empurrar o gel para o estômago com um endoscópio adulto, mas o hidrogel envolvia o aparelho. Após várias tentativas, a equipe utilizou um gastroscópio neonatal para empurrar pequenas porções do gel para o estômago, até que todo o hidrogel fosse removido.
Apesar de ser um caso raro, os autores do relato reforçam a importância de hidratar a chia antes do consumo e nunca ingerir as sementes secas. O ideal é deixá-las expandir totalmente em algum líquido antes de consumir.
Mais lidas
-
1CRISE INTERNACIONAL
UE congela ativos russos e ameaça estabilidade financeira global, alerta analista
-
2DEFESA NACIONAL
'Etapa mais crítica e estratégica': Marinha avança na construção do 1º submarino nuclear do Brasil
-
3ECONOMIA GLOBAL
Temor dos EUA: moeda do BRICS deverá ter diferencial frente ao dólar
-
4REALITY SHOW
'Ilhados com a Sogra 3': Fernanda Souza detalha novidades e desafios da nova temporada
-
5DIREITOS DOS APOSENTADOS
Avança proposta para evitar superendividamento de aposentados