Vida e Saúde
Máscara com sangue menstrual volta a viralizar: dermatologistas alertam para riscos
Especialistas alertam que a prática não tem comprovação científica e pode causar infecções bacterianas
A influenciadora Sarah Sol voltou a chamar atenção nas redes sociais ao exibir um método inusitado de rejuvenescimento facial: o uso do próprio sangue menstrual como máscara no rosto. A prática, defendida por Sol como uma forma "pura e fresca" de hidratar a pele, rapidamente ganhou adeptas e viralizou entre mulheres que buscam alternativas naturais para cuidados com o rosto.
“Você quer o antigo segredo feminino para uma pele jovem e brilhante? Bem, agora você sabe qual é. Sai daí de baixo... bem entre suas pernas”, escreveu a autodenominada educadora do ciclo menstrual e da cura do útero em uma postagem que repercutiu amplamente.
Essa tendência, inspirada pelo movimento do Sagrado Feminino — que prega a reconexão da mulher com sua essência —, já circula há alguns anos, mas voltou a ganhar força recentemente. Entre as adeptas, acredita-se que o muco cervical misturado ao sangue menstrual funcionaria como rejuvenescedor, ajudando na prevenção de rugas e promovendo uma pele mais macia e hidratada.
Prática não é recomendada por especialistas
Segundo a dermatologista Patrícia Ormiga, coordenadora do Departamento de Cosmiatria da Sociedade Brasileira de Dermatologia do Rio de Janeiro, não há qualquer embasamento científico que comprove benefícios do uso do sangue menstrual na pele.
— Existem muitas lendas sobre o cuidado com a pele. Algumas funcionam de fato, outras não. Essa do sangue menstrual é uma delas que não existe estudo que mostre a eficácia e não há recomendações médicas — afirma a especialista.
Além disso, o sangue humano é suscetível à contaminação e à proliferação de bactérias, o que pode causar danos à pele.
— Pode haver bactérias que, dependendo das lesões que a paciente tiver no rosto, como uma espinha ou um simples machucado, entram no organismo, causam dermatite, infecções e até outros desdobramentos mais graves — acrescenta Ormiga.
Mais lidas
-
1CRISE INTERNACIONAL
UE congela ativos russos e ameaça estabilidade financeira global, alerta analista
-
2DEFESA NACIONAL
'Etapa mais crítica e estratégica': Marinha avança na construção do 1º submarino nuclear do Brasil
-
3ECONOMIA GLOBAL
Temor dos EUA: moeda do BRICS deverá ter diferencial frente ao dólar
-
4REALITY SHOW
'Ilhados com a Sogra 3': Fernanda Souza detalha novidades e desafios da nova temporada
-
5DIREITOS DOS APOSENTADOS
Avança proposta para evitar superendividamento de aposentados