Vida e Saúde

Antitranspirante: é melhor aplicar à noite ou pela manhã?

Muitas pessoas usam o produto pela manhã, logo após acordar e tomar banho, mas especialistas recomendam outra abordagem.

Agência O Globo - 18/11/2025
Antitranspirante: é melhor aplicar à noite ou pela manhã?
- Foto: Reprodução

Apesar de muitas pessoas não gostarem do suor ou do odor que ele pode causar, a transpiração tem funções importantes: refresca o corpo, hidrata a pele e ajuda a controlar microrganismos. Ainda assim, para quem prefere evitá-lo, existem os antitranspirantes.

Qual a diferença entre antitranspirante e desodorante?

Diferentemente dos desodorantes, que apenas mascaram o odor com fragrâncias, os antitranspirantes bloqueiam a produção de suor. Muitos desses produtos utilizam sais de alumínio para prevenir a transpiração, o que gera debates no meio médico.

Esses sais de alumínio atuam dissolvendo-se no suor e formando um gel que funciona como uma barreira temporária. Assim, impedem que o suor produzido pelas glândulas sudoríparas chegue à superfície da pele, mantendo-a seca e evitando manchas nas roupas.

Hoje, há no mercado opções que combinam as funções de desodorante e antitranspirante. Mas afinal, qual o melhor momento para aplicar o produto e garantir sua eficácia? Embora seja comum o uso pela manhã, logo após o banho, especialistas alertam que esse não é o método mais indicado.

Quando aplicar o antitranspirante?

De acordo com a Sociedade Internacional de Hiperidrose (IHS), "para melhores resultados, use seu antitranspirante à noite". Isso porque a produção de suor é menor durante o período noturno, permitindo que os ingredientes ativos penetrem melhor nos poros e bloqueiem a transpiração ao longo do dia seguinte, quando a atividade física aumenta.

A aplicação noturna garante que o produto seja absorvido de forma mais eficiente. Se desejar, é possível reaplicar pela manhã, mas garantir que o antitranspirante esteja bem fixado durante o sono proporciona os melhores resultados para o dia seguinte.