Vida e Saúde
Lô Borges: entenda a intoxicação medicamentosa que levou o artista à UTI
Cantor e compositor, um dos fundadores do Clube da Esquina, estava internado desde 18 de outubro e morreu neste domingo (4) após falência múltipla de órgãos
O cantor e compositor Lô Borges, um dos fundadores do Clube da Esquina — movimento musical de vanguarda surgido em Belo Horizonte no final dos anos 1960 e início dos anos 1970, que revelou nomes como Milton Nascimento, Fernando Brant, Beto Guedes, Toninho Horta e Wagner Tiso —, morreu na noite deste domingo (4).
Lô Borges estava internado no Hospital Unimed, em Belo Horizonte, desde 18 de outubro, para tratar um quadro de intoxicação medicamentosa. Segundo boletim divulgado pela assessoria de imprensa da Unimed, o artista não resistiu às complicações e faleceu por falência múltipla de órgãos.
De acordo com o Sistema Nacional de Informações Tóxico-Farmacológicas (Sinitox), os medicamentos são a principal causa de intoxicação no Brasil. O órgão realiza levantamentos sobre o tema desde 1994.
O irmão de Lô Borges, Yê Borges, afirmou ao G1 que o cantor era "alérgico a alguns medicamentos e até alimentos".
Como ocorre a intoxicação por medicamentos?
A intoxicação medicamentosa ocorre, principalmente, devido ao uso de remédios sem prescrição médica ou em doses superiores às recomendadas. A prática da automedicação, que não é indicada, geralmente decorre da busca por alívio rápido de sintomas, mas pode resultar em ingestão inadequada de medicamentos.
Segundo levantamento da Secretaria da Saúde de São Paulo, 85% dos casos de intoxicação medicamentosa registrados no estado ao longo de uma década aconteceram dentro de casa. Entre as classes de medicamentos mais envolvidas estão benzodiazepínicos, antigripais, antidepressivos e anti-inflamatórios. A intoxicação pode provocar quadros graves e, em casos extremos, levar à morte.
Alguns fatores aumentam o risco, como o uso de medicamentos guardados em casa sem prescrição, presença de doenças psiquiátricas e idosos que fazem uso de múltiplos remédios, o que pode gerar interações tóxicas. Pacientes com doenças renais ou hepáticas, que exigem ajustes de dose, também estão mais expostos.
Diante dos riscos, é fundamental buscar atendimento médico de emergência ao menor sinal de intoxicação. Crianças são vítimas frequentes desse tipo de ocorrência dentro do ambiente doméstico.
Sintomas
De acordo com o Hospital Israelita Albert Einstein, os sintomas de intoxicação medicamentosa podem surgir imediatamente ou até dias após a ingestão. Entre os principais sinais estão:
• Sudorese;
• Diarreia;
• Vômito;
• Tontura;
• Palpitação;
• Mudança de comportamento;
• Respiração alterada;
• Convulsão;
• Fala arrastada;
• Sedação.
O hospital alerta que, em caso de suspeita de intoxicação, é totalmente contraindicado provocar o vômito. Recomenda-se acionar imediatamente o serviço de emergência e informar aos profissionais o nome do medicamento que se acredita ter sido ingerido.
Nascido Salomão Borges Filho em 10 de janeiro de 1952, em Belo Horizonte, Lô Borges construiu uma das trajetórias mais marcantes da música popular brasileira. Ao lado de Milton Nascimento e Beto Guedes, foi peça fundamental na criação do Clube da Esquina, movimento que revolucionou a MPB nos anos 1970 ao unir rock, jazz, bossa nova e influências latino-americanas.
Mais lidas
-
1CRISE INTERNACIONAL
UE congela ativos russos e ameaça estabilidade financeira global, alerta analista
-
2DEFESA NACIONAL
'Etapa mais crítica e estratégica': Marinha avança na construção do 1º submarino nuclear do Brasil
-
3ECONOMIA GLOBAL
Temor dos EUA: moeda do BRICS deverá ter diferencial frente ao dólar
-
4REALITY SHOW
'Ilhados com a Sogra 3': Fernanda Souza detalha novidades e desafios da nova temporada
-
5DIREITOS DOS APOSENTADOS
Avança proposta para evitar superendividamento de aposentados