Vida e Saúde
Despedida de William Bonner: dicas de Harvard para equilibrar trabalho e vida pessoal
Apresentador deixou a bancada do Jornal Nacional para buscar uma rotina mais tranquila
Após quase 30 anos à frente do Jornal Nacional, William Bonner se despediu do telejornal nesta sexta-feira, 31. Agora, o jornalista passa a comandar o Globo Repórter ao lado de Sandra Annenberg, em busca de uma rotina menos intensa.
Em seu discurso de despedida, Bonner relembrou o impacto da pandemia em sua vida profissional: “Por que eu estou saindo? Você deve se lembrar: eu fiz um comentário sobre a época da pandemia, quando me queixei comigo mesmo da falta de tempo para fazer, além das coisas que eu precisava, coisas que eu queria fazer”, afirmou.
O apresentador destacou ainda que trabalhar com reportagens que não exigem entrega imediata permitirá uma vida mais equilibrada. “A vida fica mais suave”, completou, pouco antes de passar o bastão para César Tralli.
Em abril, Bonner já havia abordado o tema em entrevista a Pedro Bial, no programa Conversa com Bial: “Eu não consigo, hoje, fazer algo que, há alguns anos, era corriqueiro: pegar um livro, ler um capítulo por dia, sem que eu desvie a minha atenção, a todo instante, para um telefone celular”.
A busca pelo equilíbrio entre vida pessoal e profissional é um desafio crescente. Segundo especialistas, apesar das evidências de que o excesso de trabalho é prejudicial, há uma pressão cultural para se mostrar sempre disponível e produtivo.
De acordo com Kate Northrup, especialista da Universidade de Harvard, desacelerar pode trazer ganhos reais para a saúde e a produtividade. Veja quatro dicas para reduzir o excesso de trabalho e viver de forma mais equilibrada:
1. Reflita sobre a história que você conta a si mesmo sobre o trabalho
Reserve cinco minutos para pensar por que considera o trabalho tão importante a ponto de sacrificar momentos pessoais. Pergunte-se: se não responder a todos os e-mails hoje, o que pode acontecer? Continue questionando até chegar ao motivo central. Muitas vezes, o medo é perder o emprego ou não ser reconhecido. Avalie se esse receio é realista e se vale a pena ultrapassar sempre seus limites.
2. Compartilhe seu objetivo de desacelerar com alguém de confiança
Segundo pesquisa da Associação Americana de Psicologia, compartilhar seu objetivo de desacelerar com alguém que você respeita aumenta sua responsabilidade e empenho em cumprir essa meta. Pode ser um mentor, amigo ou familiar que saiba equilibrar trabalho e vida pessoal. Essa pessoa pode oferecer apoio e dicas valiosas.
3. Foque no que realmente importa
Faça uma análise 80/20: identifique quais 20% das tarefas trazem 80% dos resultados. Liste suas maiores conquistas profissionais e relacione-as às tarefas diárias que mais contribuíram para esses resultados. Foque nessas atividades prioritárias e busque delegar ou eliminar o restante. Assim, será mais fácil encerrar o expediente no horário e dedicar-se a outros aspectos da vida.
4. Pense a longo prazo
Quando sentir dificuldade para mudar hábitos, projete-se no futuro e pergunte ao seu “eu” de 85 anos o que ele gostaria que você fizesse agora. Essa perspectiva ajuda a enxergar o quadro geral e a priorizar o que realmente importa, reduzindo o foco apenas nos prazos imediatos e no estresse do dia a dia. Desacelerar, mesmo que pouco, pode melhorar sua saúde mental e qualidade de vida.
“Você trabalha duro e faz um trabalho que importa. Você merece atingir seus objetivos enquanto cuida do corpo e da mente para alcançar o melhor desempenho”, reforça Kate Northrup.
Mais lidas
-
1COMUNICAÇÃO
TV Asa Branca Alagoas amplia cobertura e passa a operar também via parabólica em Banda KU
-
2CONCURSO
Paulo Dantas anuncia 11 mil vagas no maior concurso público da história de Alagoas
-
3TV E ENTRETENIMENTO
'Altas Horas' recebe Ludmilla e Arnaldo Antunes neste sábado
-
4COMUNICAÇÃO
TV Gazeta de Alagoas lança programação local com três novas atrações diárias
-
5VIDA PROFISSIONAL
Despedida de William Bonner: dicas de Harvard para equilibrar trabalho e vida pessoal