Vida e Saúde
Médico especialista em perda de peso recomenda o melhor horário para parar de comer e aumentar queima de gordura
Novas pesquisas sugerem que o momento em que você se alimenta pode ser tão crucial quanto o que você come
Um especialista revelou qual é a janela de tempo que você pode parar de comer para emagrecer e aumentar a queima de gordura. Novas pesquisas sugerem que o momento em que você come pode ser tão crucial quanto o que você come, com estudos mostrando que refeições noturnas podem desacelerar o seu metabolismo, aumentar os hormônios da fome e dificultar a queima de gordura.
O professor Franklin Joseph, diretor médico da Clínica de Perda de Peso Dr. Frank, afirmou que terminar as refeições noturnas antes das 19h pode ter um grande efeito na eficiência com que seu corpo queima gordura durante a noite.
“Nosso metabolismo segue um ritmo de 24 horas – comer muito tarde mantém a insulina e o açúcar no sangue elevados quando seu corpo deveria estar relaxando, o que desativa a queima de gordura”, explicou.
Estudos mostram que comer mais cedo à noite, quando o metabolismo está naturalmente mais ativo, pode aumentar a oxidação de gordura e reduzir os níveis de glicose durante a noite.
“Quando você come tarde, está, na prática, pedindo ao seu corpo para digerir uma refeição enquanto se prepara para o descanso”, disse Joseph. “Isso significa que mais energia é armazenada em vez de queimada.”
Um estudo de 2022 da Escola Médica de Harvard descobriu que os participantes que comeram a mesma refeição quatro horas depois queimaram significativamente menos gordura e apresentaram níveis mais altos de hormônios da fome em comparação com aqueles que comeram mais cedo.
O especialista afirma que as refeições noturnas podem ser mais leves, focadas em proteínas magras, vegetais e carboidratos ricos em fibras no início da noite.
"Você não precisa passar fome. Basta adiantar um pouco a última mordida. Seu sono melhora, a digestão melhora e, com o tempo, a perda de gordura fica mais fácil sem mudar um único ingrediente”, explicou.
Mais lidas
-
1DEFESA NACIONAL
'Etapa mais crítica e estratégica': Marinha avança na construção do 1º submarino nuclear do Brasil
-
2CRISE INTERNACIONAL
UE congela ativos russos e ameaça estabilidade financeira global, alerta analista
-
3ECONOMIA GLOBAL
Temor dos EUA: moeda do BRICS deverá ter diferencial frente ao dólar
-
4REALITY SHOW
'Ilhados com a Sogra 3': Fernanda Souza detalha novidades e desafios da nova temporada
-
5DIREITOS DOS APOSENTADOS
Avança proposta para evitar superendividamento de aposentados