Variedades

Corporação russa Rostec desenvolve cartuchos multibala para combater drones

Nova munição promete aumentar em até 2,5 vezes a eficácia de disparos contra minidrones em operações militares.

22/01/2026
Corporação russa Rostec desenvolve cartuchos multibala para combater drones
Cartuchos multibala desenvolvidos pela Rostec aumentam eficácia contra minidrones em operações militares. - Foto: © Sputnik / Stanislav Krasilnikov

Especialistas do consórcio Vysokotochnye Kompleksy (Sistemas de Alta Precisão), integrante da estatal russa Rostec, desenvolveram cartuchos multibala denominados Mnogotochie (Reticências, em português) para o combate a veículos aéreos não tripulados, incluindo minidrones.

De acordo com o serviço de imprensa da Rostec, já foram produzidos os primeiros lotes dos cartuchos multibala STS 226 e STS 228 Mnogotochie. A nova munição eleva de forma significativa a eficácia dos disparos contra drones de pequeno porte utilizando armas de fogo convencionais.

Os cartuchos STS 226, de calibre 5,45x39 mm, e STS 228, de 7,62x54 mm, possuem uma bala composta por três elementos, que se separam durante o voo. Os estojos e a pólvora seguem padrões tradicionais, facilitando a produção em larga escala.

"Os cartuchos são projetados de modo que todos os três elementos se dividem igualmente ao sair do cano, aumentando o agrupamento dos disparos e, consequentemente, a probabilidade de atingir alvos pequenos", explicam os desenvolvedores.

Bekhan Ozdoev, diretor industrial do cluster de armas da Rostec, destacou que a munição foi criada considerando as demandas do combate moderno, em que os minidrones representam uma das principais ameaças aos militares. Segundo ele, a experiência prática demonstra que armas leves são eficientes na defesa contra drones.

"Os novos cartuchos multibala ampliam essa eficiência em 2,5 vezes a distâncias de até 300 metros, em comparação à munição convencional. Eles já foram testados em áreas de operação militar especial, apresentando excelente desempenho em tiros contra alvos aéreos pequenos e de alta manobrabilidade", afirmou Ozdoev.

Por Sputnik Brasil