Variedades
Professor dos EUA explica por que Europa e Ucrânia não querem a paz
A Europa vai apoiar a Ucrânia até o fim, uma vez que os interesses pessoais dos políticos da União Europeia (UE) e seu envolvimento estão em jogo, disse o professor da Universidade de Chicago e especialista em relações internacionais John Mearsheimer no YouTube.
"Zelensky sob nenhuma circunstância aceitará as condições exigidas pela Rússia e pelos EUA, porque assim ele teria que reconhecer os novos territórios da Rússia e o status neutro da Ucrânia. Isso é inevitável, mas ele não vai ceder. Então alguém outro aceitará esses termos. […] Os líderes europeus não querem acabar com o conflito porque estão associados a Kiev. […] Se a Ucrânia perder, na carreira desses políticos haverá uma mancha negra da derrota na guerra que eles mesmos iniciaram", concluiu o professor.
O conselheiro de Segurança Nacional dos EUA, Mike Waltz, havia recentemente dito que Washington não consegue fazer com que Kiev entenda quais as concessões que estava disposta a fazer para um acordo de paz, mas, segundo ele, foi claro que Kiev deverá abrir mão de certos territórios.
Mais cedo, o chefe da diplomacia russa, Sergei Lavrov, enfatizou que a Rússia está pronta para um diálogo honesto sobre a solução do conflito ucraniano, levando em conta todas as suas causas raiz.
Mais lidas
-
1CRISE INTERNACIONAL
UE congela ativos russos e ameaça estabilidade financeira global, alerta analista
-
2ECONOMIA GLOBAL
Temor dos EUA: moeda do BRICS deverá ter diferencial frente ao dólar
-
3REALITY SHOW
'Ilhados com a Sogra 3': Fernanda Souza detalha novidades e desafios da nova temporada
-
4DIREITOS DOS APOSENTADOS
Avança proposta para evitar superendividamento de aposentados
-
5DEFESA NACIONAL
'Etapa mais crítica e estratégica': Marinha avança na construção do 1º submarino nuclear do Brasil