Variedades
Kiev admite que seu Exército depende em 70% do fornecimento de equipamentos estrangeiros
Cerca de 70% de armamentos das Forças Armadas ucranianas são ajuda de parceiros estrangeiros, disse o primeiro vice-ministro da Defesa da Ucrânia, Ivan Gavrilyuk.
Em uma entrevista para a mídia ucraniana, Gavrilyuk falou da noção de uma necessidade completa para realizar atividades de combate.
"A necessidade completa nunca foi atendida. Cerca de 70% do que foi usado no campo de batalha pelas forças de defesa foi assistência internacional", admitiu.
Segundo ele, as Forças Armadas ucranianas dependem de fornecimentos estrangeiros de:
Ele acrescentou que os veículos aéreos não tripulados (VANT) de longo alcance que Kiev usa para atacar os territórios e cidades da Rússia que ficam muito longe do campo de batalha são uma certa substituição de mísseis de longo alcance.
A confissão foi feita poucos dias depois de o presidente dos EUA, Donald Trump, ter declarado que Washington espera que a Ucrânia ofereça garantias sobre o acesso a seus metais de terras raras em troca da assistência financeira e militar.
Por sua vez, o jornal Financial Times, citando uma fonte próxima ao atual líder ucraniano Vladimir Zelensky, disse que Kiev aceitou a possibilidade de entrega de metais de terras raras para os EUA em troca de assistência, apontando que a declaração de Trump coincide com as disposições do chamado "plano de vitória" de Zelensky.
Mais lidas
-
1CRISE INTERNACIONAL
UE congela ativos russos e ameaça estabilidade financeira global, alerta analista
-
2ECONOMIA GLOBAL
Temor dos EUA: moeda do BRICS deverá ter diferencial frente ao dólar
-
3REALITY SHOW
'Ilhados com a Sogra 3': Fernanda Souza detalha novidades e desafios da nova temporada
-
4DIREITOS DOS APOSENTADOS
Avança proposta para evitar superendividamento de aposentados
-
5DEFESA NACIONAL
'Etapa mais crítica e estratégica': Marinha avança na construção do 1º submarino nuclear do Brasil