Variedades
Senegal contra o colonialismo europeu
O primeiro-ministro senegalês, Ousmane Sonko, disse que Senegal fechará todas as bases militares estrangeiras em um futuro próximo.
Nesse sentido, o presidente senegalês, Bassirou Diomaye Faye, afirmou que a presença de postos das Forças Armadas da França no território do país é incompatível com a soberania nacional. Qual é o impacto geopolítico dessa posição de Dakar na relação com Paris e aliados europeus? Além dos franceses, que outro país mantinha bases no Senegal? O que essa decisão representa para a soberania do continente africano, que vem lutando contra o neocolonialismo europeu?
Para conversar sobre o tema, Melina Saad e Marcelo Castilho convidam Rubilson Velho Delcano, professor de antropologia na Universidade Federal do Maranhão (UFMA); e José Ricardo Araujo, pesquisador de África Subsaariana da Escola de Guerra Naval (EGN). Agora disponível na Rádio Metropolitana do Rio de Janeiro, 80.5 FM, às 21h00.
Por Sputinik Brasil
Mais lidas
-
1CRISE INTERNACIONAL
UE congela ativos russos e ameaça estabilidade financeira global, alerta analista
-
2ECONOMIA GLOBAL
Temor dos EUA: moeda do BRICS deverá ter diferencial frente ao dólar
-
3REALITY SHOW
'Ilhados com a Sogra 3': Fernanda Souza detalha novidades e desafios da nova temporada
-
4DIREITOS DOS APOSENTADOS
Avança proposta para evitar superendividamento de aposentados
-
5DEFESA NACIONAL
'Etapa mais crítica e estratégica': Marinha avança na construção do 1º submarino nuclear do Brasil