Variedades

Tipo exportação! Sucesso no Brasil, Carreta Furacão atrai atenção e vira notícia no 'The New York Times'

Reportagem no jornal americano conta a história do fenômeno brasileiro e acompanhou grupo pelo interior do país

Agência O Globo - EXTRA 01/11/2023
Tipo exportação! Sucesso no Brasil, Carreta Furacão atrai atenção e vira notícia no 'The New York Times'

Sucesso no Brasil, a Carreta Furacão atrai a atenção por onde passa no país. Agora, o grupo atraiu até o "The New York Times". Nesta quarta-feira (1), uma reportagem do jornal americano contou a história e acompanhou o fenômeno pelo interior do Brasil.

A reportagem contou como o fenômeno se tornou parte popular e irreverente da cultura brasileira e que vídeos virais na internet catapultaram a Carreta Furacão da Alegria a programas e até propaganda com o MC Donalds. Atualmente, segundo o texto, mais de cem grupos que se intitulam como Carreta Furacão ou Trenzinhos da Alegria rodam o Brasil, oferecendo passeios a bordo dos veículos coloridos por cerca de R$ 15.

No texto, eles mostram vídeos e imagens das Carretas Furacão e contam, para o público americano, que os grupos dançam funk. Além disso, eles explicam quem são os personagens marcantes da carreta, que incluem sucessos mundiais como Mickey Mouse, Homem-Aranha, Popeye, e regionais como Chaves ea Turma da Mônica. A reportagem, no entanto, dá maior destaque ao Fofão.

Além de contar a história da Carreta Furacão, os repórteres entrevistaram alguns dos integrantes dos grupos. Um deles chega a fazer acrobacias, saltando do topo de veículo ou dando mortais no chão. Segundo o "The New York Times", os dançarinos viajam por cerca de 3 meses consecutivos e trabalham seis dias por semana ganhando um salário mínimo. O texto também conta que muitos vêm de bairros e cidades pobres e o trabalho na Carreta é uma oportunidade para se afastarem do crime.