Variedades
Nobel de Literatura 2023, Jon Fosse tem dois livros lançados no Brasil
Editoras Companhia das Letras e Fósforo tem planos de lançar novas obras do autor no país
O escritor norueguês Jon Fosse, vencedor do Prêmio Nobel de Literatura de 2023, tem dois livros publicados no Brasil: “Melancolia”, editado pela Tordesilhas em 2015, e “É a Ales”, lançado em setembro pela Companhia das Letras. Ainda este mês, a Fósforo envia mais um às livrarias, “Brancura”, e em 2024, a Companhia lança Trilogia, que reúne três novelas sobre a história de amor de Asle e Alida.
“Melancolia” narra a jornada tortuosa de um personagem real, Lars Hertervig (1930, pintor inseguro e delirante, que nasceu pobre no interior da Noruega, mas acabou descoberto por em mecenas e enviado para estudar na Alemanha. Em “É a Ales”, um narrador onisciente costura, com delicadeza e precisão, as reminiscências de Signe uma mulher cujo marido (Asle) desapareceu após sair de barco em um fiorde. As vírgulas são o único sinal de pontuação usado no livro.
Já “Brancura” é romance onírico protagonizado por um homem que começa a dirigir sem rumo e, desconhecendo as próprias motivações, conduz seu carro até uma floresta. Quando seu trajeto é interrompido pela noite e pela neve, ele decide se aventurar pela mata escura, onde se depara com m ser de brancura reluzente.
Fosse é o quarto norueguês a arrematar o Nobel de Literatura, depois de Bjørnstjerne Martinus Bjørnson (1903), Knut Hamsun (1920) e Sigrid Undset (1928). Ele sucede a francesa Annie Ernaux, premiada no ano passado
Mais lidas
-
1CRISE INTERNACIONAL
UE congela ativos russos e ameaça estabilidade financeira global, alerta analista
-
2DEFESA NACIONAL
'Etapa mais crítica e estratégica': Marinha avança na construção do 1º submarino nuclear do Brasil
-
3ECONOMIA GLOBAL
Temor dos EUA: moeda do BRICS deverá ter diferencial frente ao dólar
-
4REALITY SHOW
'Ilhados com a Sogra 3': Fernanda Souza detalha novidades e desafios da nova temporada
-
5DIREITOS DOS APOSENTADOS
Avança proposta para evitar superendividamento de aposentados