Variedades

Após cirurgia, Preta Gil conta que está 'livre de células cancerígenas' e recebe carinho: 'A cura é um processo'

Cantora retirou um tumor do intestino e recebeu mensagens de carinho

Agência O Globo - EXTRA 22/08/2023
Após cirurgia, Preta Gil conta que está 'livre de células cancerígenas' e recebe carinho: 'A cura é um processo'
Preta Gil - Foto: Arquivo/ Instagram

Boas notícias! Após ter realizado cirurgia para retirada de tumor no intestino, Preta Gil apareceu em um vídeo publicado em suas redes sociais nesta terça-feira, dia 22, para informar que seu corpo está livre de células cancerígenas. Ela ainda deixou a UTI do Hospital Sírio-Libanês, em São Paulo, onde realizou a cirurgia, e agradeceu a equipe que esteve presente em seus cuidados.

Tratamento: Após 14 horas de cirurgia, Preta Gil faz selfie e amigos falam do procedimento

ZapZap do Extra: Receba as principais notícias no seu celular; clique aqui e faça parte da comunidade do Extra

"Meus amores, esperei tanto por esse dia para poder vir aqui e falar para vocês. Semana passada eu me submeti à uma cirurgia para retirar o meu tumor do reto e essa cirurgia foi muito bem-sucedida, complexa, grande. Somente ontem nós tivemos o resultado final dela porque o material foi para a análise patológica. E chegou o resultado de que sim, o meu corpo está livre de células cancerígenas. A cirurgia foi um sucesso, tivemos remoção total do tumor com margem. E isso quer dizer que no momento meu corpo está livre dessas células, mas a cura é um processo, a cura ainda envolve reabilitação que tenho que fazer para funcionamento do meu sfinter, ainda vou ficar com a bolsinha durante três meses e depois reverto, porque ela é provisória", disse.

Nos comentários da postagem, Preta recebeu o carinho de fãs, familiares e amigos, como Taís Araujo, Tatá Werneck, Pocah, Juliana Paes, Angélica e Aline Wirley. O filho dela, Francisco Gil, também comentou: "Alegria total! Tô chegando aí pra te dar beijo, mãe".

'Livramentos aconteceram': Em tratamento contra um câncer, Preta Gil fala de nova cirurgia e faz desabafo

Apoio: Preta Gil e Simony trocam mensagens de carinho na web em tratamento contra o câncer

A cantora finalizou:

""Vou continuar me cuidando, com hábitos saudáveis para que essa doença não volte. Muito feliz e muito grata aos meus médicos, à Deus, minha família, meus fãs, meus amigos, as pessoas que não me conhecem e mandaram orações de todos os cantos desse mundo. Foi algo muito forte. Tenho certeza que como a quimioterapia, radioterapia e cirurgia, o amor também me curou. Eu queria contar pessoalmente isso para vocês. Ainda estou no processo de reabilitação da cirurgia que foi pesada mas necessária e muito bem-sucedida. Quando eu estiver muito bem, a gente volta a conversar de novo. Amo vocês".

Segundo a amiga de Preta Gil, Malu Barbosa, o procedimento durou cerca de 14 horas. A cantora está internada desde o dia 13, quando se submeteu aos exames pré-operatórios. Antes da operação, realizada na última quarta-feira, ela compartilhou uma foto com o filho Francisco Gil e pediu oração para seus seguidores. Preta recebeu muitas mensagens de apoio dos amigos.

Histórico: Relembre o tratamento de Preta Gil contra o câncer

Família: Flora Gil atualiza quadro de Preta Gil após cirurgia para retirada de tumor: 'Agradecer por ter corrido tudo bem'

Nesta última sexta-feira, ela publicou uma imagem de si mesma durante os procedimentos de recuperação na unidade de saúde. Na imagem, Preta aparece deitada, com uma sonda no nariz, enquanto recebe os cuidados de uma trabalhadora da saúde. A postagem exibe a hora do clique: 5h08.

Em sua conta no Instagram, a produtora Flora Gil, casada com Gilberto Gil, já havia publicado uma foto em que segurava as mãos de Preta. Na legenda, escreveu: "O jeito que ela gosta cercada de amor e confiança. Logo Preta vai mandar notícias. Mas por agora é só agradecer por ter corrido tudo bem e ter dado tudo certo! A fé realmente não costuma faiá como já dizia seu pai."

No último domingo, a cantora disse que além da retirada do tumor, os médicos fizeram uma histerectomia total abdominal — retirada do útero através de uma incisão no abdômen. "Estou sendo bem cuidada pelos médicos. Já Deus tudo certo", escreveu ela. Na última quinta-feira, a equipe médica do Hospital Sírio-Libanês, onde Preta Gil está internada, divulgou um boletim médico:

"A cirurgia transcorreu sem intercorrências e, no momento, [a paciente] encontra-se acordada, em bom estado geral, com parâmetros clínicos normais em cuidados pós-operatórios em Unidade de Terapia Intensiva".

Descoberta do tumor

Em janeiro deste ano, Preta Gil contou que estava iniciando a batalha contra um câncer no intestino. Em entrevista a Ana Maria Braga no Mais Você, a cantora relatou como foi a descoberta da doença, diante de sintomas como prisão de ventre exagerada, fezes achatadas, sangue e muco nas fezes, picos de pressão alta e dor de cabeça.

Logo após receber o diagnóstico, a cantora iniciou o tratamento com oito ciclos de quimioterapia e, em março, revelou que ainda realizaria a cirurgia para retirada do tumor. Em junho, Preta comemorou sua última sessão.