Variedades
Cineasta argentino que documentou o Caso Braskem lança livro de poemas sobre a tragédia

Nesta sexta-feira (18), no Café da Linda, que fica localizado no interior do Teatro Deodoro, às 18h, ocorre o lançamento do livro “Poemas para resistir: o Caso Braskem”, escrito pelo cineasta Carlos Pronzato. A obra foi produzida durante as gravações do documentário “A Braskem passou por aqui: a catástrofe de Maceió”, lançado por Pronzato em agosto do ano passado. O livro vem acompanhado do DVD do longa-metragem e custa R$ 40 no evento de hoje, além de poder ser solicitado envio para qualquer estado.
“São 20 poemas que foram surgindo durante a observação da indignação e da resistência das vítimas”, explica o documentarista, que acompanhou de perto a luta por indenizações justas no ano passado. O envolvimento foi tanto que Pronzato fez questão de procurar uma gráfica condenada pelo crime da Braskem para a primeira tiragem da obra. “A gráfica CBA está situada no bairro do Pinheiro e é um dos 4.500 negócios atingidos pela tragédias. Foi por isso que a escolhi”, afirma.
O prefácio do livro foi escrito por Alexandre Sampaio, jornalista e presidente da Associação dos Empreendedores no Pinheiro e Região Afetada, que também estará na cerimônia de lançamento. “A poesia de Carlos Pronzato traduz o que não conseguimos mais verbalizar”, declara Sampaio sobre a obra. Além dele, outras figuras atuantes no Caso Braskem se manifestaram para recomendar o livro. É o caso de Wellington Santos, pastor na Igreja Batista do Pinheiro há quase três décadas, para quem os 20 poemas que compõem o livro “alimentam os maceioenses de sonhos e esperanças”.
Mais lidas
-
1DEFESA E TECNOLOGIA
Caça russo Su-35S é apontado como o mais eficiente do mundo, afirma Rostec
-
2CIÊNCIA E ESPAÇO
Erupções solares intensas agitam o Sol e podem impactar a Terra
-
3INSPIRAÇÃO NA VIDA REAL
Ator de 'Tremembé' revela inspiração para personagem Gal
-
4ABUSO DE AUTORIDADE E AMEAÇA
Escândalo em Alagoas: Secretário Julio Cezar ameaça usar o poder do Estado contra subtenente do Exército
-
5MUDANÇA INTERNA
Nubank enfrenta protestos e demissões após anúncio de regime híbrido