Variedades
Obra de Carolina Maria de Jesus vai para a Companhia das Letras
Autora de Quarto de Despejo: Diário de Uma Favelada (1960), a escritora Carolina Maria de Jesus, revelada pelo jornalista Audálio Dantas na favela do Canindé, em São Paulo, terá sua obra publicada pela Companhia das Letras.
O projeto será iniciado com Casa de Alvenaria, que integra a série Cadernos de Carolina, e será feito com base nos manuscritos originais. O volume será um pouco diferente daquele publicado em 1961: a edição será refeita e ampliada para que, como explica a editora, o leitor tenha um registro detalhado e completo da experiência de Carolina após se mudar para o bairro de Santana e de sua luta pelo reconhecimento como escritora.
Segundo a editora, muitos dos escritos de Carolina permanecem inéditos ou estão fora de circulação e a ideia é publicar tudo – os escritos memorialísticos, romances, poesia, música, teatro e narrativas curtas. Para isso, será preciso recuperar o material espalhado por diversos acervos.
A edição da obra será supervisionada por um conselho editorial composto por Vera Eunice de Jesus, filha de Carolina, pela escritora Conceição Evaristo e pelas pesquisadoras Amanda Crispim, Fernanda Felisberto, Fernanda Miranda e Raffaella Fernandez. E os volumes contarão com textos críticos.
Quarto de Despejo, a obra mais conhecida de Carolina Maria de Jesus, que está no catálogo da Ática e já foi leitura obrigatória de vestibular, e Diário de Bitita, publicado pelo Sesi, não fazem parte do contrato.
Ainda não há previsão de lançamento.
Autor: Maria Fernanda Rodrigues
Copyright © 2020 Estadão Conteúdo. Todos os direitos reservados.
Mais lidas
-
1DEFESA NACIONAL
'Etapa mais crítica e estratégica': Marinha avança na construção do 1º submarino nuclear do Brasil
-
2ECONOMIA GLOBAL
Temor dos EUA: moeda do BRICS deverá ter diferencial frente ao dólar
-
3REALITY SHOW
'Ilhados com a Sogra 3': Fernanda Souza detalha novidades e desafios da nova temporada
-
4FUTEBOL INTERNACIONAL
Flamengo garante vaga na Copa do Mundo de Clubes 2029 como quinto classificado
-
5DIREITOS DOS APOSENTADOS
Avança proposta para evitar superendividamento de aposentados