Variedades
Quase 30 municípios brasileiros participam da I Antologia de Trânsito de Alagoas
Para estimular a sociedade a refletir sobre trânsito por meio da arte, o Departamento Estadual de Trânsito de Alagoas (Detran/AL) lançou, no mês de maio, a I Antologia de Trânsito de Alagoas. A iniciativa recebeu 186 produções, entre vídeos, dissertações, contos, poesias e composições musicais, que abordaram os desafios do trânsito e a conscientização necessária para ser um agente ativo nesse espaço.
A autarquia contou com a parceria do Conselho Estadual de Trânsito (Cetran) e das instituições que fazem parte do Plano de Segurança Viária para Motociclistas (PSVM) para realizar o projeto. Além de Alagoas, onde 21 municípios enviaram seus trabalhos, os estados de Pernambuco, Rondônia e Rio Grande do Norte também participaram.
Os trabalhos são de estudantes do ensino fundamental e superior, assim como de profissionais da área. Segundo a servidora do Detran/AL e idealizadora da Antologia, Edira Soares, a etapa de produção teve bastante impacto na educação e ensino no atual período.
“As escolas consideraram o projeto interessante e ele foi muito utilizado nos roteiros das escolas públicas estaduais, nas salas de aula on-line. Ficamos muito satisfeitos com o número de trabalhos inscritos, e de poder contribuir com algo positivo relacionado ao trânsito nesse momento de pandemia. Recebemos muitos trabalhos em que os jovens fazem a relação da ação de prevenção contra a covid-19 com a importância de prevenção aos acidentes de trânsito”, explica.
De acordo com ela, a segunda fase será a validação de cada inscrição e, após isso, diversos técnicos, estudiosos e especialistas em trânsito irão selecionar os melhores trabalhos. Entre as comissões de avaliação, estão membros da Comissão de Transporte e Trânsito da OAB/AL, dos setores de educação, segurança e comunicação do Detran/AL, de diversas SMTTs, conselheiros do Cetran, além de membros da Academia Arapiraquense de Letras e da União Brasileira de Escritores.
As melhores produções serão selecionadas de acordo com a adequação ao tema e ao Código de Trânsito Brasileiro (CTB), criatividade, apresentação correta das normas gerais e nota geral para o trabalho. Os critérios foram estabelecidos na portaria 469/2020, do Detran/AL, publicada no Diário Oficial do Estado. As produções serão publicadas numa coletânea a ser publicada pelo Detran de Alagoas, mas todos os participantes serão certificados.
Mais lidas
-
1COMUNICAÇÃO
TV Asa Branca Alagoas amplia cobertura e passa a operar também via parabólica em Banda KU
-
2
TV Gazeta de Alagoas lança programação local com três novas atrações diárias
-
3CONCURSO
Paulo Dantas anuncia 11 mil vagas no maior concurso público da história de Alagoas
-
4SEGURANÇA
Três líderes do tráfico morrem em confronto com a PM em Maceió
-
5SERVIDOR
Governo de Alagoas anuncia o maior concurso público da história do Estado