Variedades
‘Lawrence da Arábia’ é a atração deste sábado, às 22h
É uma cena famosa do cinema. O jovem tenente inglês Lawrence está no deserto. Toma água de um poço. Lá longe, aparece um ponto que vai crescendo até virar Ali que, do seu camelo, dispara contra os estranhos que profanam a água de sua família. A cena causou impacto por tudo. Pelo visual, tiro, confronto que imediatamente se estabelece entre os personagens de Peter OToole e Omar Sharif.
David Lean já recebera uma chuva de Oscars, em 1957, pelo épico de guerra A Ponte do Rio Kwai. Melhor filme, diretor, ator/Alec Guinness, roteiro adaptado, fotografia, montagem, trilha. Em 1962, mais sete prêmios, por outro épico. Lawrence da Arábia venceu como melhor filme, diretor, roteiro adaptado, fotografia, direção de arte, trilha, som. Passa neste sábado, 22h, no Telecine Cult.
O filme biografa o enigmático T. E. Lawrence, El Aurens, que unificou e liderou as tribos árabes do deserto, no começo do século passado, fazendo sua ligação com o Exército inglês contra os turcos, que queriam anexar a Península Arábica ao império otomano. Quem era esse homem? O relato, em forma de flash-back, não omite aspectos mais secretos, como a homossexualidade reprimida e a violência sexual que ele sofreu. É um grande filme, e não apenas pela duração de (quase) 4 horas.
Autor: Luiz Carlos Merten
Copyright © 2020 Estadão Conteúdo. Todos os direitos reservados.
Mais lidas
-
1COMUNICAÇÃO
TV Asa Branca Alagoas amplia cobertura e passa a operar também via parabólica em Banda KU
-
2
TV Gazeta de Alagoas lança programação local com três novas atrações diárias
-
3LUTO
Abigail Fernandes é encontrada morta na casa onde morava, em Palmeira dos Índios
-
4SEGURANÇA
Três líderes do tráfico morrem em confronto com a PM em Maceió
-
5JUSTIÇA
Justiça bloqueia R$ 50 milhões de Lula Cabeleira e familiares por loteamento irregular em Delmiro Gouveia