Variedades

Fórum de Teatro de Maceió envia carta aos poderes públicos exigindo ações imediatas para os artistas alagoanos e se posiciona sobre Edital da SECULT

23/04/2020
Fórum de Teatro de Maceió envia carta aos poderes públicos exigindo ações imediatas para os artistas alagoanos e se posiciona sobre Edital da SECULT

O Fórum de Teatro de Maceió (FTM) enviou uma carta com sugestões para a Secretaria de Estado da Cultura de Alagoas (Secult), a Fundação Municipal de Ação Cultural (Fmac) e Governo de Alagoas buscando minimizar os impactos da pandemia do novo coronavírus (Covid-19) que tem afetado os trabalhadores da cultura como artistas e técnicos autônomos e informais do teatro em Alagoas.

A carta foi lançada por dois representantes do FTM durante uma live no dia Mundial do Teatro, 27 de março, no perfil da Cia do Chapéu no Instagram, e no dia 31 de março foi enviada por e-mail os órgãos públicos. A carta é um manifesto que apresenta as demandas sociais, econômicas e jurídicas, diante do impacto causado pelo Covid-19, do segmento teatral que teve suas atividades paralisadas. Neste sentido, busca-se chamar a atenção do Poder Público com relação às questões próprias de trabalhadoras e trabalhadores da arte e cultura, pois entendemos que é necessária essa aproximação e diálogo constante.

O documento é um resultado de várias reuniões que o Fórum de Teatro de Maceió realizou presencialmente e que com a pandemia, por questões de saúde pública, passou a ser realizado virtualmente. Já existiam propostas voltadas para a melhoria da classe artística alagoana, sendo que, neste período de emergência, novos focos foram abordados pela luta da vida dos artistas e de seus trabalhos. São cerca de 300 artistas e apoiadores da causa que participam das reuniões

Algumas reuniões já aconteceram entre o FTM e as secretarias. Uma na quarta-feira (16) com os representantes da Secretaria de Estado da Cultura de Alagoas (Secult), Superintendência de Fomento e Apoio à Produção Cultura e Assessoria Técnica de Produção Cultural, e outra na quinta-feira (17) com a Fundação de Ação Cultural do Município de Maceió (FMAC) através de Presidência e Assessoria de Políticas Culturais. Em cada reunião, foram apresentadas as demandas da classe artística Alagoana. No entanto, na última segunda-feira (20/04), o Fórum constatou que o Edital lançado pela SECULT/AL não atendia as reivindicações mais fundamentais do coletivo.

Em Nota de Repúdio, divulgada no dia 22 de Abril, o FTM pede que determinados elementos sejam revistos, visto que o Edital não possui características de caráter emergencial, a exemplo de outros publicados no Brasil.
Diante de críticas relacionadas ao investimento em Cultura durante o período de pandemia, o grupo também se posicionou veementemente ao defini-las como “tentativas de criminalizar o socorro aos trabalhadores/as da cultura alagoana”.
Contudo, o coletivo segue buscando diálogos entre a Sociedade Civil Organizada, instituições e órgãos públicos na construção e fortalecimento do segmento artístico e cultural de nossa cidade, através do acompanhamento das iniciativas e requerimento de providências realmente
emergenciais.

O Fórum de Teatro de Maceió em sua presente configuração é fruto de um processo de articulação de inúmeros trabalhadores/as do Teatro nesta última década, tendo como marco inicial o “Abraço ao Teatro Deodoro”, Ato que conquistou a reabertura do Teatro oficial do Estado. O Fórum é formado por atores e atrizes sociais presentes nos principais acontecimentos políticos locais e nacionais de luta por Políticas Culturais Democráticas e Participativas nos últimos anos e por novas gerações que se incorporam e revigoram nossas lutas!

Assim como a ATAC (Articulação de Trabalhadores das Artes da Cena pela Democracia e Liberdade) e a PAVIO (Movimentação Organizada de Trabalhadores de Teatro do Nordeste) somos fruto do processo de rearticulação dos trabalhadores/as do Teatro, inicialmente unificados contra a criminalização dos artistas e da arte e o desmantelo das Políticas Públicas de Cultura protagonizados pelo Desgoverno Bolsonaro. Agora concentramos todos os nossos esforços na luta por medidas governamentais que garantam a sobrevivência de artistas e técnicos em tempos de pandemia.

E para ampliar o mapeamento dos impactos causados, foi lançado um formulário de pesquisa sociocultural para as pessoas que desenvolvem projetos, trabalhos e outras atividades dentro das artes cênicas do estado de Alagoas. O resultado vai ajudar na construção das propostas que atendam as reais necessidades dos nossos artistas e técnicos informais.

Preencha e compartilhe para o máximo de contatos possíveis. Vamos ajudar os nossos artistas. O nosso povo!

Link da Nota de Repúdio:
https://www.instagram.com/p/B_TXcTGJTO7/

Link da Carta: https://bitlybr.com/3crDqrNV

Fórmulário ➡ https://forms.gle/tpjzvWxtSRUwQVxq5

Contatos pra diálogo com Imprensa: 55 82 98214 3366/ 98849 2085/ 999526064/ 99400 8993/ 99939 4974

Mais informações:
? @forumteatromaceio
? [email protected]

Nota de Repúdio FTM ao Edital 04-2020 da SECULT-AL