Variedades
Shirley MacLaine e um clássico de Wilder
Existem duas grandes fases na carreira de Billy Wilder – a dos filmes noir e a das comédias. Na primeira, ele recebeu os Oscars de melhor filme, direção e roteiro (com Charles Brackett) por Farrapo Humano, de 1945. Na segunda, repetiu todos esses prêmios – o de roteiro, em parceria com I.A.L. Diamond – por Se Meu Apartamento Falasse, de 1960. The Apartment está de volta no Telecine Cult, às 22h.
É um filme que poderia ter envelhecido. Jack Lemmon sobe na firma emprestando o apartamento para as escapadas sexuais do chefe (Fred MacMurray). Há 60 anos, antes da popularização dos motéis como pontos de encontro, fazia mais sentido, mas você nem vai ligar para isso. Lemmon está apaixonado pela garota do elevador (Shirley MacLaine). Não sabe, mas ela é a amante que, rejeitada, tentará o suicídio no apartamento dele.
Claro que ele a salva e… Ops, nada de spoiler. É um filme envolvente e muito crítico em relação à hipocrisia social da “América”. Prepare-se para se impressionar com a direção de arte de Alexandre Trauner. O escritório é gigantesco. Toda aquela gente trabalhando, cada um feito gado, na sua baia. Só Shirley no sobe e desce do elevador. Impossível não pensar em Tempos Modernos, o clássico de Charles Chaplin, de 1936.
As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.
Autor: Luiz Carlos Merten
Copyright © 2020 Estadão Conteúdo. Todos os direitos reservados.
Mais lidas
-
1DEFESA NACIONAL
'Etapa mais crítica e estratégica': Marinha avança na construção do 1º submarino nuclear do Brasil
-
2ECONOMIA GLOBAL
Temor dos EUA: moeda do BRICS deverá ter diferencial frente ao dólar
-
3REALITY SHOW
'Ilhados com a Sogra 3': Fernanda Souza detalha novidades e desafios da nova temporada
-
4FUTEBOL INTERNACIONAL
Flamengo garante vaga na Copa do Mundo de Clubes 2029 como quinto classificado
-
5DIREITOS DOS APOSENTADOS
Avança proposta para evitar superendividamento de aposentados