RJ em Foco

Home office, jogo da Copa em bar da Vila Madalena e Uber compartilhado com amigo: os últimos passos do advogado carioca achado morto em SP

Corpo de Pedro Ely Cordeiro dos Santos foi localizado na Rua Fradique Coutinho, em Pinheiros, Zona Oeste; polícia investiga as causas

Agência O Globo - 15/07/2026
Home office, jogo da Copa em bar da Vila Madalena e Uber compartilhado com amigo: os últimos passos do advogado carioca achado morto em SP
Imagem ilustrativa gerada por inteligência artificial - Foto: Nano Banana (Google Imagen)

A Polícia Civil de São Paulo aguarda a divulgação dos laudos necroscópico e toxicológico, do Instituto Médico-Legal (IML), para determinar as causas da morte do advogado carioca Pedro Ely Cordeiro dos Santos, de 43 anos. Ele foi encontrado caído na Rua Fradique Coutinho, em Pinheiros, na Zona Oeste. O caso ocorreu na madrugada da última sexta-feira, mas, como Santos estava sem documento, seu corpo permaneceu sem identificação até a tarde de terça-feira. Os exames podem demorar até três semanas para ficarem prontos. O primeiro ponto da investigação é apurar um possível mal súbito, mas outras causas, de natureza criminal, também serão analisadas.

Saiba mais:

Leia também:

Os policiais do 14° DP de Pinheiros também vão ouvir as últimas pessoas que estiveram com a vítima, incluindo o motorista de aplicativo que o transportou no dia, além de vasculharem as câmeras de segurança da região para traçar o caminho feito pelo advogado.

Segundo o boletim de ocorrência registrado na delegacia ainda no dia 10, o corpo de Santos foi encontrado por volta das 5h. Quando a Polícia Militar chegou ao local, pessoas que estavam em bares da região relataram que viram Pedro andando a pé e aparentando estar passando mal. O Samu também foi acionado e encontrou o advogado com a pupila dilatada. Não havia sinais de lesões em seu corpo, segundo o médico que fez o atendimento.

Nos quatro dias em que a família e os amigos não souberam do paradeiro do advogado, o caso foi divulgado pelas redes sociais. A atriz Tatá Werneck, amiga de Pedro, entrou na corrente de divulgação do desaparecimento dele.

Segundo pessoas próximas, o advogado trabalhou no dia anterior a seu desaparecimento em sistema de home office. Ele estava hospedado em um hotel de Moema, próximo ao Parque Ibirapuera. De lá, após o expediente, ainda no dia 9, ele saiu com um amigo para ver os jogos da Copa do Mundo em um bar na Vila Madalena. Ambos permaneceram no bairro até 0h30, quando chamaram um Uber na Rua Aspicuelta. O amigo desembarcou na Rua Canário, também em Moema, mas Pedro não chegou ao seu hotel, na mesma região.

O amigo da vítima, que deverá prestar depoimento, não soube informar à família de Pedro se ele desembarcou para solicitar outro carro ou se permaneceu no veículo. O último registro do celular do advogado marcou 5h do dia 10, o mesmo horário em que o corpo foi localizado na rua. Antes disso, houve uma ligação para a XP por volta das 4h.