RJ em Foco

Delegado baleado em megaoperação no Rio recebe alta após 45 dias internado

Bernardo Leal teve a perna direita amputada após disparo atingir a artéria femoral

Agência O Globo - 13/12/2025
Delegado baleado em megaoperação no Rio recebe alta após 45 dias internado
Bernardo Leal - Foto: Reprodução / Instagram

Após 45 dias internado, o delegado Bernardo Leal, baleado durante a megaoperação nos complexos da Penha e do Alemão, na Zona Norte do Rio de Janeiro, recebeu alta hospitalar neste sábado. A ação policial deixou 122 mortos, incluindo cinco agentes de segurança.

Na saída do Hospital Samaritano, na Zona Sudoeste da capital, Leal foi recebido com aplausos e abraços emocionados por dezenas de colegas de profissão e integrantes da equipe médica. O grupo realizou uma oração em círculo, demonstrando apoio e solidariedade ao delegado, que exibiu orgulhosamente a bandeira da Delegacia de Repressão a Entorpecentes (DRE), unidade onde atua.

Leal foi atingido na perna direita durante o confronto. O disparo lesionou a veia femoral, causando hemorragia severa, o que obrigou os médicos a amputar o membro para salvar sua vida.

Segundo informações do blog Segredos do Crime, da jornalista Vera Araújo, o delegado utilizará uma prótese avaliada em R$ 500 mil, que deverá ser substituída a cada cinco anos. O governador Cláudio Castro anunciou apoio ao policial após o episódio.

Além da prótese, Leal necessitará de acompanhamento domiciliar (home care) 24 horas e contará com uma equipe multidisciplinar formada por intensivista, fisioterapeuta, psiquiatra e psicólogo.

No dia da operação, imagens registraram o momento em que Bernardo era carregado por colegas da DRE para fora da área de confronto. Para agilizar o resgate, ele foi transportado de moto do alto da Serra da Misericórdia, no Complexo da Penha, até uma ambulância posicionada na base do morro.