RJ em Foco

Justiça realiza mutirão de serviços gratuitos para idosos no Centro do Rio

O mutirão acontece na área externa da Lâmina III do Fórum Central, no Centro do Rio

Agência O Globo - 08/12/2025
Justiça realiza mutirão de serviços gratuitos para idosos no Centro do Rio
Rio de Janeiro - Foto: Reprodução / Agência Brasil

Idosos que necessitam retificar o registro civil, obter registro de nascimento tardio, formalizar união estável, renovar ou solicitar curatela, emitir carteira de identidade, entre outros documentos, poderão acessar gratuitamente esses serviços na quarta-feira (10), das 10h às 17h, durante a ação social “Justiça para a pessoa idosa”, promovida pelo Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro (TJ-RJ) em parceria com diversos órgãos.

O mutirão, realizado na área externa da Lâmina III do Fórum Central, também oferecerá serviços básicos de saúde, como vacinação contra várias doenças. Os participantes poderão receber orientações sobre benefícios do INSS, atendimento do CadÚnico/CadÚnico Carioca, apoio para inclusão no mercado de trabalho, recadastramento de biometria facial do RioCard e desbloqueio do cartão de transporte público por falta de uso.

Também haverá encaminhamento para emissão do cartão de gratuidade do Jaé, atividades de bem-estar e orientações sobre temas de interesse do público idoso. De acordo com o IBGE, a população com 60 anos ou mais chegou a 32,1 milhões em 2022, representando 15,6% dos brasileiros — um aumento de 56% em relação a 2010. Conforme o Estatuto do Idoso, pessoas com 60 anos ou mais são consideradas idosas.

A iniciativa reúne diferentes setores do Tribunal de Justiça do Rio, além de órgãos estaduais e municipais, Defensoria Pública, Procon, Patrulha 60+ da PM, INSS, Ministérios Públicos Estadual e Federal, Justiça Federal, Fundação Leão XIII, Detran, OAB, Receita Federal e outras instituições, que se unem para ampliar o acesso de idosos a serviços essenciais.