RJ em Foco

Sargento da PM é preso com fuzil e pistola de numeração raspada após monitoramento em Niterói

Militar foi detido na comunidade da Palmeira horas após invasão de traficantes que causou madrugada de tiros no Fonseca

Agência O Globo - 06/12/2025
Sargento da PM é preso com fuzil e pistola de numeração raspada após monitoramento em Niterói
fuzil - Foto: Ilustração IA

Um sargento da Polícia Militar foi preso na madrugada deste sábado (6), na comunidade da Palmeira, bairro Fonseca, em Niterói, após ser localizado por meio do sistema de monitoramento da prefeitura. O veículo em que estava foi flagrado pelas câmeras do Centro Integrado de Segurança Pública (Cisp) logo após registros de disparos de arma de fogo no bairro, ocorridos entre 22h e 3h. O policial foi encontrado com um fuzil e uma pistola com numerações raspadas dentro do carro, que apresentava diversas marcas de tiro.

De acordo com o registro de ocorrência ao qual O GLOBO teve acesso, policiais do 12º BPM (Niterói) atuavam na parte alta da comunidade, que estaria sendo invadida, quando o carro do sargento, já atingido por disparos no capô e nas laterais, desceu a via e foi abordado. A guarnição desembarcou de um veículo blindado e ordenou que o motorista parasse, ordem que foi obedecida. Durante a revista, os agentes localizaram uma pistola calibre 9mm com carregador alongado sob o banco do motorista, além de um segundo carregador de pistola no interior do veículo.

No banco traseiro, havia um fuzil calibre 7,62 com numeração suprimida e dois carregadores municiados do mesmo calibre. No porta-objetos, foram encontrados R$ 2.800 em espécie e dois telefones celulares. O motorista só se identificou como policial militar durante a abordagem, afirmando ser Edinei Silva de Andrade, sargento do 15º BPM (Duque de Caxias), porém não apresentou documento funcional no momento. Todo o material foi apreendido e o caso registrado na 78ª DP.

A detenção ocorreu durante uma madrugada marcada por confronto entre criminosos armados do Terceiro Comando Puro, que tentaram invadir comunidades dominadas pelo Comando Vermelho, segundo o 12º BPM e a Prefeitura de Niterói. O município informou que o sistema de detecção de disparos ShotSpotter, drones e portais de monitoramento confirmaram a participação de pelo menos seis criminosos vindos de Acari e Irajá. Quatro suspeitos foram presos e três fuzis, apreendidos.

A prefeitura informou ainda que o Cisp identificou novos disparos no início da manhã deste sábado e localizou o carro onde estava o sargento Edinei, que apresentava perfurações de arma de fogo. Até o momento, não há confirmação da Polícia Militar se o policial estava envolvido nos confrontos ou se há relação direta com a ação de criminosos que cruzaram a ponte.

O caso segue sob investigação da 78ª DP.