RJ em Foco
Árvore de Natal da Lagoa volta neste final de semana após cinco anos; saiba como será a festa de acendimento
Outras atrações dão o tom natalino no sábado e domingo: Botafogo recebe pocket shows e queima de fogos, enquanto o Trem do Samba celebra três décadas com viagens especiais
O Rio entra oficialmente no clima natalino e sambista neste fim de semana, com acendimento das árvores da Lagoa e de Botafogo, na Zona Sul, atrações gratuitas para todas as idades e a celebração dos 30 anos do Trem do Samba. A partir deste sábado, a Árvore da Lagoa — de 60 metros e 20 km de luzes — volta após cinco anos, enquanto a árvore da Enseada de Botafogo contará com shows, vila gastronômica e balé de água diário. Já o Trem do Samba parte da Central rumo a Oswaldo Cruz com rodas, palcos e grandes nomes.
Árvore da Lagoa
Após cinco anos de hiato, a icônica Árvore de Natal da Lagoa volta a brilhar neste sábado. Com 60 metros de altura e 20 quilômetros de luzes de LED e neon flex, a estrutura será acesa em uma grande festa, com show de fogos e concerto gratuito da Orquestra Petrobras Sinfônica, sob regência de Felipe Prazeres. O repertório mistura Tchaikovsky e Milton Nascimento, e os músicos recebem a cantora Analu Pimenta no antigo Complexo Lagoon, às 20h.
A árvore permanece na Lagoa até 6 de janeiro, acesa de domingo a quinta, das 19h à meia-noite, e sextas e sábados, das 19h à 1h. Nos dois pontos do entorno, o Lagoon e o Parque do Cantagalo, haverá programação natalina ao longo do mês.
No Lagoon, será montada uma feira com moda, decoração, artesanato, bem-estar e food trucks, além de apresentações como Diogo Nogueira (domingo) e o Grupo Focus (dia 13).
Do lado oposto, no Cantagalo, as crianças poderão visitar a Casa do Papai Noel, com fotos gratuitas aos sábados e domingos, das 17h às 22h, até o dia 28 — com horários especiais nos dias 24 e 25.
Botafogo também tem árvore gigante
A Árvore da Enseada de Botafogo, inaugurada no último domingo, segue igualmente até 6 de janeiro. Com 80 metros de altura, ela funciona diariamente das 19h à meia-noite e conta com vila gastronômica (das 16h à meia-noite) e pocket shows aos sábados e domingos até o dia 28.
Nesta semana, sobem ao palco:
Nego Álvaro (sábado, 17h)
Os Tapetes Contadores de Histórias (domingo, 16h)
Nova Orquestra (domingo, 17h)
A cada 30 minutos, há balé de água e show de luzes, e todos os sábados e domingos de dezembro, às 19h, ocorre queima de fogos.
Árvore da Barra
Na Barra da Tijuca, o Barra Shopping também mantém sua árvore gigante. Todos os sábados até o Natal, há queima de fogos às 19h. Além disso, o público pode visitar quatro ambientes interativos — Trilha dos Pinheiros Encantados, Fábrica Encantada de Brinquedos, Trilha dos Sinos Mágicos e Casa do Papai Noel — com entrada gratuita e agendamento prévio via aplicativo "Multi".
Os horários são: segunda a sexta, das 18h às 21h50; sábados, das 13h às 21h50; e domingos, das 13h às 20h50.
Trem do Samba celebra 30 anos
Comemorado na terça-feira, o Dia do Samba marca mais uma edição do tradicional Trem do Samba, que este ano celebra três décadas. Criado por Marquinhos de Oswaldo Cruz, o trem partirá da Central do Brasil rumo a Oswaldo Cruz no sábado.
As composições saem às 18h04 (para convidados), 18h30 e 18h50, sempre embaladas por muito samba. Em Oswaldo Cruz, mais de 20 rodas vão ocupar bares da região, além dos três palcos principais que recebem nomes como Roberta Sá, Leci Brandão e Dudu Nobre.
Antes, na própria terça (2), a quadra da Portela recebe a festa "Trem do Samba 30 Anos – Festival de Rodas", das 17h às 23h30, com Terreiro de Crioulo, Samba da Volta e Grupo Arruda. A entrada é gratuita, mediante retirada de ingresso via Sympla.
Programação dos palcos principais – sábado
Palco Mestre Candeia (Rua João Vicente)
Samba da Volta
Dorina
Marquinhos Diniz
Dudu Nobre
Palco Dona Ivone Lara (Rua Átila da Silveira)
Terreiro de Criolo e convidados
Roberta Sá
Palco Mestre Monarco (Praça Paulo da Portela)
Velha Guarda da Portela
Marcelinho Moreira (homenagem a Arlindo Cruz)
Leci Brandão
Na Central do Brasil, antes da partida, Marquinhos recebe as velhas guardas de Mangueira, Salgueiro, Império Serrano e Vila Isabel, além de sambistas como Makley Matos, Gisa Nogueira, Didu Nogueira, Osmar do Breque, Ernesto Pires e Marquinhos Sathan.
Para embarcar, é pedido 1kg de alimento não perecível.
MetrôRio terá operação especial no fim de semana
Por causa da inauguração da árvore da Lagoa, dos jogos no Maracanã e Engenhão e do Rio Parada Funk, o MetrôRio terá operação diferenciada neste sábado e domingo.
Sábado: 5h à meia-noite
Domingo: 7h às 23h
A Linha 2 vai operar entre Pavuna e General Osório/Ipanema. As linhas 1 e 4 seguem o trajeto Uruguai–Jardim Oceânico/Barra. A transferência entre as linhas será possível entre Central do Brasil/Centro e General Osório/Ipanema.
Para quem vai à inauguração da árvore da Lagoa, o metrô recomenda desembarcar na General Osório/Ipanema, Acesso E – Lagoa, e orienta que os usuários carreguem cartões com antecedência ou usem pagamento por aproximação.
Mais lidas
-
1DEFESA NACIONAL
'Etapa mais crítica e estratégica': Marinha avança na construção do 1º submarino nuclear do Brasil
-
2ECONOMIA GLOBAL
Temor dos EUA: moeda do BRICS deverá ter diferencial frente ao dólar
-
3REALITY SHOW
'Ilhados com a Sogra 3': Fernanda Souza detalha novidades e desafios da nova temporada
-
4FUTEBOL INTERNACIONAL
Flamengo garante vaga na Copa do Mundo de Clubes 2029 como quinto classificado
-
5DIREITOS DOS APOSENTADOS
Avança proposta para evitar superendividamento de aposentados