RJ em Foco
Prefeitura adia primeira licitação para renovar frota de ônibus no Rio
Republicação do edital altera data da escolha dos novos operadores para linhas de Campo Grande e Santa Cruz
A Prefeitura do Rio adiou para 30 de janeiro a primeira licitação destinada a substituir os consórcios que atualmente operam as linhas de ônibus na cidade. A decisão foi publicada em edição extra do Diário Oficial na última segunda-feira, no fim do dia. Inicialmente, a licitação estava marcada para o dia 10 deste mês e contemplaria três lotes referentes às áreas de Campo Grande e Santa Cruz, de um total de 34.
A secretária municipal de Transportes, Maina Celidonio, explicou que houve uma revisão nos cálculos dos valores dos contratos, resultando na redução dos valores inicialmente previstos. Como a alteração foi considerada essencial no objeto da licitação, tornou-se necessário republicar o edital, reabrindo o prazo de 45 dias úteis para a realização da concorrência. Apesar da mudança, o prazo para a nova frota começar a circular foi mantido: até abril do próximo ano.
Nesta primeira etapa, a prefeitura estima investimentos de R$ 577 milhões. Atualmente, 199 coletivos atendem Campo Grande e Santa Cruz; após a licitação, esse número deve saltar para 528 veículos, representando um aumento de 165% na frota. Cada lote terá uma garagem pública, localizadas na Estrada do Campinho, em Campo Grande.
Os novos ônibus serão climatizados e acessíveis. Parte da frota contará com piso baixo, facilitando o acesso dos passageiros, e todos os veículos seguirão o padrão Euro 6, que reduz a emissão de poluentes. O pagamento em dinheiro deixará de ser aceito: a bilhetagem eletrônica será a única opção disponível.
Além desta primeira fase, prevista para iniciar a operação em abril de 2026, a troca dos atuais operadores por novos seguirá até 2028, conforme o cronograma:
Fase 1: até abril de 2026 (Campo Grande e Santa Cruz)
Fase 2: novembro de 2025 a setembro de 2026 (Zona Oeste, Vila Isabel e Ilha do Governador)
Fase 3: abril de 2026 a abril de 2027 (Zona Oeste, Barra da Tijuca, Jacarepaguá e Zona Norte)
Fase 4: novembro de 2026 a novembro de 2027 (Zona Oeste, Barra da Tijuca, Jacarepaguá e Zona Norte)
Fase final: setembro de 2027 a agosto de 2028 (Zona Sul e linhas das demais regiões com bom índice de avaliação do serviço)
Mais lidas
-
1CRISE INTERNACIONAL
UE congela ativos russos e ameaça estabilidade financeira global, alerta analista
-
2DEFESA NACIONAL
'Etapa mais crítica e estratégica': Marinha avança na construção do 1º submarino nuclear do Brasil
-
3ECONOMIA GLOBAL
Temor dos EUA: moeda do BRICS deverá ter diferencial frente ao dólar
-
4REALITY SHOW
'Ilhados com a Sogra 3': Fernanda Souza detalha novidades e desafios da nova temporada
-
5DIREITOS DOS APOSENTADOS
Avança proposta para evitar superendividamento de aposentados