RJ em Foco

Copacabana lidera ranking dos melhores pratos-feitos do Rio, segundo júri especializado

Ferramenta do GLOBO elabora ranking com 50 locais para apreciar um bom PF; Zonas Sul e Norte se destacam

Agência O Globo - 02/12/2025
Copacabana lidera ranking dos melhores pratos-feitos do Rio, segundo júri especializado
Copacabana - Foto: Reprodução

Copacabana, conhecida como a Princesinha do Mar, também se consagra como referência quando o assunto são os melhores pratos-feitos (PFs) do Rio. O bairro da Zona Sul concentra, sozinho, sete dos cinquenta restaurantes mais bem avaliados para saborear um PF na cidade, de acordo com ranking elaborado pelo GLOBO a partir da votação de 46 personalidades, incluindo chefs, influenciadores, jornalistas e empreendedores.

Com fome? Confira as dicas:

Onde comer um bom PF:

Entre os destaques da região estão o Bar da Frente, que ocupa o primeiro lugar no ranking, o Baixela, em segundo, e o tradicional árabe Amir, há mais de 25 anos no bairro. Completam a lista o Cervantes, ícone carioca, o boteco Combinado Carioca, o italiano La Trattoria e o Liba, também árabe, com preços acessíveis.

De Norte a Sul do Rio

A Zona Sul se destaca com quase metade dos estabelecimentos recomendados, somando 23 indicações entre Copacabana, Leblon, Ipanema, Gávea, Botafogo, Flamengo e Glória. Já a Zona Norte reúne 12 dos melhores restaurantes, sendo oito localizados na Grande Tijuca. Madureira, bairro do samba, conta com dois representantes, enquanto Maré e Bonsucesso têm um cada.

Para quem prefere o clima dos botequins tradicionais, o chef Raphael Vidal, do Capiau Botequim no Beco das Sardinhas — também entre os dez melhores do GLOBO —, busca sempre os lugares mais autênticos. Em sua votação, destacou o Bar da Jura, aos pés do Morro da Providência. Ele explica o que o atrai:

— A familiaridade. Quando encontro num prato de comida o sabor do meu passado, da minha história de vida, isso me traz a sustância da alma — relata Raphael, que complementa: — Acho que não importa a origem, o carioca — nascido ou não no Rio — sempre vai trazer o que nos é típico: o jeitinho. O PF aqui vira prato de domingo de samba, de quiosque de praia, de engravatado e engraxate no mesmo balcão... Está aí nossa originalidade na gastronomia.

Origens

O prato-feito surgiu no Brasil entre o final do século 19 e o início do século 20, em meio ao processo de urbanização. Sua origem está ligada às casas de pasto e pensões populares, que ofereciam refeições quentes, rápidas, fartas e acessíveis para trabalhadores com pouco tempo para almoçar.

— Com a industrialização, entre as décadas de 1930 e 1950, esse modelo se consolidou, principalmente nas grandes cidades. O crescimento do número de operários aumentou a demanda por alimentação rápida e acessível fora de casa — explica Breno Cruz, professor do curso de Gastronomia da UFRJ.

A votação

O GLOBO convidou 46 personalidades, entre chefs, jornalistas, artistas e influenciadores, para revelarem seus cinco locais preferidos para comer um bom PF no Rio. O resultado foi uma lista saborosa, com opções de Norte a Sul da cidade, garantindo experiências autênticas da culinária carioca.

Cada leitor pode ainda montar seu próprio top 10, selecionando os estabelecimentos prediletos e compartilhando nas redes sociais.