RJ em Foco
Inauguração da Árvore de Natal da Enseada mudará trânsito em Botafogo no domingo; veja ruas interditadas e como chegar no evento
Festa começa às 17h com shows de Pretinho da Serrinha e Belo; estrutura de 80 metros será acesa às 20h. Com bloqueios na região, a recomendação é priorizar o transporte público
Pela primeira vez, Botafogo terá o seu próprio espetáculo de luzes sobre as águas. A partir deste domingo, dia 30, a famosa vista da enseada — emoldurada pelo Pão de Açúcar e pelo Cristo Redentor — dividirá as atenções com uma árvore flutuante de 80 metros e 2,3 milhões de LEDs. A expectativa dos organizadores é que o novo ponto turístico receba pelo menos 650 mil visitantes até 6 de janeiro, o que exigirá um esquema especial de trânsito na região. Confira detalhes sobre como chegar, quais ruas serão interditadas e o esquema de segurança.
Árvore de Natal na Enseada de Botafogo:
Ela voltou:
A festa de inauguração no domingo tem início às 17h. A programação musical começa logo em seguida, às 17h30, com o Coral da Marinha do Brasil, seguido pela DJ Tammy às 18h. A passagem da Caravana da Coca-Cola está prevista para as 18h30. Mais tarde, às 19h, a Orquestra de Natal sobe ao palco com participações de Pretinho da Serrinha, Belo e Rachell Luz. O momento mais aguardado da noite, o espetáculo de acendimento da árvore, acontece às 20h, e o evento se encerra à meia-noite.
Interdições
A festa começa cedo no domingo, e a Companhia de Engenharia de Tráfego do Rio de Janeiro (CET-Rio) realizará uma operação especial para garantir a segurança e a ordem. O planejamento terá início às 15h, com agentes prontos para antecipar os bloqueios das pistas caso seja necessário. Painéis eletrônicos instalados nas vias exibirão avisos em tempo real, informando os motoristas sobre as interdições e indicando rotas alternativas.
A Avenida Nações Unidas será totalmente interditada ao trânsito às 16h, no sentido Centro, entre a Fogo de Chão e a Praça Nicarágua. Às 17h, com o início da programação, a Enseada de Botafogo será fechada por completo em ambos os sentidos.
O Aterro do Flamengo estará fechado para a área de lazer a partir das 7h e não reabrirá no horário habitual, às 18h. A via permanecerá bloqueada até o escoamento total do público após o fim da festa, previsto para a meia-noite.
A operação contará com agentes de trânsito e veículos operacionais, incluindo motocicletas, que trabalharão na orientação de motoristas e pedestres. Técnicos da CET-Rio também irão monitorar a movimentação por meio de câmeras.
16h: Duas faixas da Av. Nações Unidas (sentido Centro) fechadas entre a churrascaria Fogo de Chão e a Praça Nicarágua.
17h: Bloqueio total das pistas da Enseada de Botafogo em ambos os sentidos.
18h: O Aterro do Flamengo não reabre. A interdição da área de lazer será mantida excepcionalmente até o fim do evento e o escoamento total do público.
Transportes
A CET-Rio recomenda que o público dê preferência ao transporte público e evite circular de carro pela região do evento. Além disso, pedestres devem atravessar apenas nos locais sinalizados e seguir as orientações dos agentes de trânsito. Confira abaixo o funcionamento dos principais meios de transporte:
Metrô: Funcionará normalmente. A recomendação é que o público embarque e desemparque na estação Botafogo, pelo Acesso C - São Clemente (Praia).
Trem: Funcionará normalmente, com operação de fim de semana.
BRT: Funcionará normalmente, com operação de fim de semana.
VLT Carioca: Funcionará normalmente, com operação de fim de semana.
Como chegar à Enseada de Botafogo
No dia 30 e nos fins de semana, o público poderá chegar à Enseada de Botafogo por dois pontos de acesso. A travessia será feita exclusivamente pelas faixas de pedestre que levam diretamente aos túneis subterrâneos, garantindo mais segurança e organização para quem vai assistir aos shows.
Os dois acessos principais serão:
Túnel 1 – na altura do início da Rua São Clemente, próximo à saída do metrô.
Túnel 2 – na altura do Edifício Argentina, na Praia de Botafogo, perto do número 228.
O palco ficará instalado entre esses dois acessos, no centro da Enseada. A Vila Gastronômica funcionará próxima aos túneis no dia da inauguração e, nos fins de semana seguintes, ficará concentrada na área do Túnel 1.
Como a área é extensa e não haverá travessia direta pela rua por motivos de segurança, todo o fluxo de circulação será direcionado pelos túneis subterrâneos.
Segurança
Para o dia da inauguração, a Guarda Municipal do Rio (GM-Rio) estruturou um esquema operacional especial para garantir a segurança e o ordenamento urbano. A operação contará com um efetivo de 92 agentes, apoiados por 25 viaturas, que farão o patrulhamento por toda a região da Enseada de Botafogo.
As ações têm início previsto para às 14h, antecipando a chegada do público. As equipes permanecerão mobilizadas durante todos os shows e o acendimento da árvore, encerrando os trabalhos apenas após a dispersão total da multidão na madrugada.
A Polícia Militar do Estado do Rio de Janeiro (PMERJ) também preparou um esquema especial de segurança para o dia 30. Ao todo, 133 policiais militares atuarão na região, distribuídos de forma estratégica. O reforço inclui policiamento a pé, viaturas posicionadas em pontos estratégicos e ações de patrulhamento preventivo nas vias de acesso à Enseada de Botafogo.
As equipes estarão mobilizadas antes, durante e após as atividades programadas, com o objetivo ampliar a sensação de segurança dos visitantes. O policiamento durante o evento contará ainda com reforço de unidades especializadas.
Reforço de vigilância com câmeras e drone
Para reforçar o monitoramento da mobilidade e a vigilância no dia da inauguração, o Centro de Operações e Resiliência da Prefeitura do Rio (COR-Rio) passará a receber imagens de 33 novas câmeras instaladas na Avenida das Nações Unidas e em outras vias próximas ao evento. Com os novos equipamentos, a região contará com 105 dispositivos.
Cinquenta operadores estarão de plantão diante de um telão de 104 metros, com um layout especial que mostrará os principais pontos de bloqueio e acesso ao bairro. Um drone também será utilizado para monitorar áreas sem cobertura de câmeras.
A operação terá o apoio de representantes de órgãos municipais, como CET-Rio, Guarda Municipal, Secretaria de Ordem Pública (Seop) e Comlurb, além de equipes de segurança e concessionárias de serviços públicos.
*Estagiária sob supervisão de Cláudia Meneses.
Mais lidas
-
1CRISE INTERNACIONAL
UE congela ativos russos e ameaça estabilidade financeira global, alerta analista
-
2ECONOMIA GLOBAL
Temor dos EUA: moeda do BRICS deverá ter diferencial frente ao dólar
-
3REALITY SHOW
'Ilhados com a Sogra 3': Fernanda Souza detalha novidades e desafios da nova temporada
-
4DIREITOS DOS APOSENTADOS
Avança proposta para evitar superendividamento de aposentados
-
5DEFESA NACIONAL
'Etapa mais crítica e estratégica': Marinha avança na construção do 1º submarino nuclear do Brasil