RJ em Foco

Museu Arquidiocesano inaugura primeira exposição de presépios com mais de 20 peças

Mostra ficará aberta até 11 de janeiro de 2026 no subsolo da Catedral Metropolitana

Agência O Globo - 26/11/2025
Museu Arquidiocesano inaugura primeira exposição de presépios com mais de 20 peças
- Foto: Reprodução / Agência Brasil

O Museu Arquidiocesano de Arte Sacra do Rio de Janeiro inaugura sua primeira exposição dedicada a presépios, reunindo mais de 20 peças do acervo de colecionadores que preservam essa tradição natalina. A mostra, intitulada “O símbolo do Natal Cristão”, ficará aberta ao público a partir desta quarta-feira (19) até 11 de janeiro de 2026, no subsolo da Catedral Metropolitana de São Sebastião. A cerimônia de abertura ocorreu nesta terça-feira, com a presença do arcebispo do Rio, Cardeal Dom Orani João Tempesta.

A exposição celebra os mais de 800 anos da criação do primeiro presépio, montado por São Francisco de Assis em 1223, na Itália. As peças expostas apresentam diversidade de origens, tamanhos, materiais e estilos, evidenciando a riqueza cultural e espiritual que envolve a representação do nascimento de Jesus.

Inspirada na Carta Apostólica Admirabile Signum, de 2019, na qual o Papa Francisco destaca o valor evangelizador dos presépios e sua força simbólica na transmissão do amor de Deus pela humanidade por meio da arte, a iniciativa tem como objetivo proporcionar ao público uma experiência que une fé, tradição e expressão artística.

Entre os destaques da mostra estão peças do ator e diretor teatral João Prata, que pesquisa e coleciona presépios desde os anos 1980, reunindo itens do Brasil e do exterior. Também integram a exposição exemplares da Coleção Franciscana de Presépios do Acervo do Convento Santo Antônio do Rio de Janeiro, das Irmãs Carmelitas do Carmelo de Santa Teresa e da Congregação Nossa Senhora de Belém, todas instituições cariocas.

Símbolo central do Natal cristão, o presépio ocupa lugar de destaque em lares, igrejas e praças. Agora, pela primeira vez, ganha uma mostra arquidiocesana no Museu Arquidiocesano, ampliando o alcance desta manifestação de devoção e memória.

A exposição estará aberta ao público de terça a sexta-feira, das 9h às 16h; aos sábados, das 9h às 12h; e aos domingos, das 10h às 13h.