RJ em Foco

Rio prepara operação de trânsito para o 'AeroFla' e espera 10 mil torcedores no embarque do time rumo à final da Libertadores

Com estimativa de 10 mil torcedores acompanhando a saída da delegação rumo à final da Libertadores, a Prefeitura do Rio monta uma megaoperação com interdições, escolta e monitoramento por 260 câmeras

Agência O Globo - 26/11/2025
Rio prepara operação de trânsito para o 'AeroFla' e espera 10 mil torcedores no embarque do time rumo à final da Libertadores
- Foto: Depositphotos

A Prefeitura do Rio montou uma megaoperação de trânsito e segurança para esta quarta-feira, devido ao embarque do time do Flamengo rumo a Lima, no Peru, onde o clube disputará a final da Libertadores. A ação — apelidada pelos torcedores de 'AeroFla' — ganhou reforço extra após a possibilidade de conquista antecipada do Campeonato Brasileiro na noite desta terça. A expectativa inicial é de 10 mil torcedores acompanhando a saída da delegação no Terminal de Cargas do Galeão (Teca).

Coordenada pelo Centro de Operações e Resiliência da Prefeitura do Rio (COR-Rio), a mobilização reúne órgãos municipais, estaduais e federais; concessionárias de serviços públicos; a concessionária RioGaleão; e o próprio Flamengo para alinhar medidas antes e durante o deslocamento. A prioridade é garantir segurança viária para motoristas, pedestres e torcedores que acompanharão a despedida do time.

O voo fretado com jogadores e comissão técnica está previsto para decolar às 17h, mas a operação será ativada às 14h, com foco em dois locais:

Ninho do Urubu, em Vargem Grande – ponto de saída dos ônibus da delegação;

Terminal Aroldo Melodia, na Cidade Universitária – único ponto oficial de concentração da torcida.

A CET-Rio estará com equipes na Ilha do Governador e na Ilha do Fundão, com apoio de painéis informativos, agentes em solo e monitoramento em tempo real a partir do COR-Rio. Cerca de 260 câmeras, além de drones, acompanharão o deslocamento.

Interdições e desvios

Para organizar o fluxo de torcedores e garantir a passagem do comboio, haverá interdições intermitentes:

Interdições

Estrada do Galeão, sentido Centro, entre a alça de acesso à Ponte Nova e a alça da Linha Vermelha (sentido Baixada);

Ponte Velha do Galeão, nos dois sentidos.

As vias serão liberadas conforme o público se dispersar.

Desvios

Quem segue para o Centro deverá usar a Ponte Nova do Galeão;

Quem vai para a Linha Vermelha (sentido Duque de Caxias) deve usar o trajeto:

Ponte Nova → Via Expressa Pres. João Goulart (sentido Centro) → Av. Brigadeiro Trompowski → retorno na Ilha do Fundão → Linha Vermelha (sentido Baixada).

Durante os bloqueios, a entrada e saída da Ilha do Governador será exclusivamente pela Ponte Nova. Linhas de ônibus municipais e intermunicipais também serão desviadas para a Ponte Nova.

Reforço no BRT

A Mobi-Rio vai reforçar três linhas do BRT que levam ao Terminal Aroldo Melodia:

42 (Madureira x Galeão)

43 (Santa Efigênia x Fundão)

90 (Gentileza x Fundão)

Trajeto dos ônibus do Flamengo

O comboio sairá do Ninho do Urubu e seguirá por:

Estrada dos Bandeirantes → Av. Salvador Allende → Av. Abelardo Bueno → Av. Eng. Carlos Carvalho → Curva Chico Anysio → Av. Ayrton Senna → Linha Amarela → Linha Vermelha → Ponte Velha → Terminal de Cargas do Galeão

O COR-Rio poderá ajustar o planejamento caso haja pontos inesperados de concentração de torcedores.

O COR-Rio e o Flamengo pedem que a torcida não permaneça no Ninho do Urubu nem ao longo do trajeto, já que não haverá paradas até o aeroporto. Com a aproximação da delegação ao terminal oficial, os rubro-negros poderão acompanhar o comboio até a entrada da área de cargas.

O deslocamento será acompanhado de dentro da Sala de Situação do COR-Rio, que conta com um videowall de 104 m² — o maior da América Latina. Equipes da CET-Rio, Guarda Municipal, Seop e forças estaduais acompanharão imagens de câmeras e drones em tempo real para agilizar respostas em caso de necessidade.

Ordenamento

A Seop atuará contra estacionamento irregular e ambulantes nos arredores do Ninho do Urubu e do Terminal Aroldo Melodia. Serão mais de 80 agentes nesses pontos a partir das 14h.

O Programa BRT Seguro reforçará a vigilância entre Madureira e a Ilha do Governador para coibir furtos e vandalismo nas estações e nos articulados.

A Guarda Municipal terá 57 agentes no apoio ao deslocamento dos ônibus que levarão torcedores ao aeroporto.

Jogo no Maracanã

Enquanto o Flamengo embarca rumo a Lima, a SuperVia anunciou operação especial para os torcedores que irão ao jogo Fluminense x São Paulo, amanhã, no Maracanã, pelo Brasileirão.

Ida ao estádio

Entre 17h e 18h30, haverá reforço no intervalo dos trens dos ramais Santa Cruz, Japeri e Saracuruna, com circulação a cada 14 minutos.

Volta para casa

Após a partida, viagens extras sairão da estação Maracanã:

Santa Cruz (parador)

22h50

23h05

23h20

23h40

Japeri (expresso)

22h52

23h09

23h24

23h39

Saracuruna (parador)

22h50

23h15

23h40

A concessionária lembra que a programação pode sofrer ajustes conforme a dinâmica da partida. Passageiros podem consultar a ferramenta “Planeje sua Viagem” no aplicativo da SuperVia ou ligar para 0800 726 9494.