RJ em Foco

Cantora Rosalía traz o novo álbum “Lux” ao Rio com audição exclusiva para fãs; saiba como participar

Espanhola traz ao Rio uma das audições exclusivas de “Lux”, novo álbum gravado em 13 idiomas, e volta ao Brasil após a era “Motomami”

Agência O Globo - 26/11/2025
Cantora Rosalía traz o novo álbum “Lux” ao Rio com audição exclusiva para fãs; saiba como participar
- Foto: Reprodução / Instagram

A cantora espanhola Rosalía, de 33 anos, desembarca no Rio neste domingo para um encontro especial de audição de seu novo álbum, LUX — marcando mais um capítulo de uma carreira marcada por ousadia no mundo Pop e rupturas criativas. A ação integra sua turnê global de pré-escutas, com evento gratuito, mas a participação exige que fãs enviem respostas criativas. Serão 30 fãs escolhidos para participará da audição: um momento único de imersão sonora e conversa com a artista.

Rio retorna ao Estágio 1

Cedae conclui manutenção do Sistema Guandu;

Os interessados precisam enviar suas informações pessoais e responder, de forma criativa, à pergunta “O que você perguntaria para Rosalía sobre Lux?” no site disponibilizado pela Sony Music. As melhores respostas serão selecionadas para participar da audição.

A gravadora ainda não revelou o local escolhido pela artista, mas há rumores de que ela escolha o Cristo Redentor, na Zona Sul do Rio.

'LUX'

Lançado oficialmente em 7 de novembro deste ano, “LUX” já figura como um dos grandes álbuns do ano — no primeiro dia, obteve 42,1 milhões de reproduções no Spotify, estabelecendo o recorde de maior estreia digital para uma artista de língua espanhola.

O disco foi gravado com a London Symphony Orchestra, sob regência de Daníel Bjarnason, e conta com colaborações de peso como Björk e artistas do flamenco e canto tradicional.

No repertório, Rosalía canta em até 13 idiomas diferentes — que incluem, além do espanhol e catalão, línguas como árabe, latim, inglês, italiano, ucraniano e português — reforçando seu ideal artístico de transcendência das fronteiras e conexões culturais.

Tematicamente, o álbum mergulha em mística feminina, espiritualidade, amor, morte, transcendência, identidade e fé, configurando uma obra intensa e multifacetada que foge dos padrões convencionais do pop.

Após o lançamento do disco, o jornalista Pedro Bial chegou a comentar as canções em suas redes sociais, e classificou Rosalía como uma "paradoxo":

"O paradoxo Rosalía é ser uma vanguardista pop, experimentalista que dobra o mercado […] Uma obra que contém tudo: do clássico ao futurista, do erudito ao ultra pop”, disse Bial, no Instagram.

O álbum já vem recebendo forte reconhecimento da crítica internacional. A revista Rolling Stone concedeu cinco estrelas e destacou a capacidade do projeto de unir referências clássicas e contemporâneas em uma obra coesa e marcante.

Quem é Rosalía — uma vanguardista do Pop

Rosalía Vila Tobella, conhecida pelo nome artístico de Rosalía, nasceu em San Esteban de Sesrovires, na Catalunha, na Espanha. Ao contrário de muitos artistas da música, a cantora não nasceu em uma família inclinada a cantar. Mais velha, Rosalía começou a se aproximar da música flamenca e decidiu aprimorar a parte teórica, indo estudar na Escola Superior de Música da Catalunha.

Em 2017, despontou no cenário internacional com o seu álbum de estreia, mas foi em 2018, com El Mal Querer — inspirado em um romance medieval — que ela se consolidou, misturando flamenco com pop, eletrônica e outros elementos, e chamando atenção pela criatividade e coragem artística. A Faixa "Malamente", do álbum, logo se tornou um hit.

Em 2022, Rosalía lançou “Motomami”, o álbum que marcou uma virada na carreira ao expandir sua linguagem musical e entrar para a história do Latin Grammys. Musicalmente, o álbum busca romper rótulos e misturar estilos: há influências de reggaeton, dembow, bachata, flamenco, ritmos latinos e batidas modernas — o que coloca “Motomami” como mais um disco de pop/urbano experimental, com liberdade criativa da artista, que participou dos arranjos.

Na edição 2022 do Latin Grammy Awards, “Motomami” venceu em quatro categorias: Álbum do Ano, Melhor Álbum de Música Alternativa, Melhor Engenharia de Som e Melhor Design de Capa. Com a vitória de “Álbum do Ano”, Rosalía se tornou a primeira mulher da história dos Latin Grammys a ganhar essa categoria duas vezes — a primeira havia sido com seu álbum anterior.

Além do reconhecimento pela crítica e prêmios latinos, “Motomami” também fez sucesso comercial: estreou em 1º lugar no ranking global de álbuns do Spotify e teve diversas faixas entrando nas paradas globais.

Agora, em 2025, ela escala sua ambição: “Lux” é seu quarto álbum de estúdio e representa uma virada estilística — da vibração urbana para uma sonoridade mais ampla, orquestral e existencial.

Como participar

A iniciativa é gratuita e voltada a fãs da artista maiores de 18 anos. Para concorrer, os interessados precisam preencher um formulário disponível pelo link divulgado no Instagram da Sony Music Brasil (@sonymusicbrasil). As inscrições ficam abertas até 12h da quinta-feira.

No formulário, o participante deve informar dados pessoais — nome completo, telefone, data de nascimento, cidade, estado, e-mail e gênero — e responder, de forma criativa, à pergunta:

“O que você perguntaria para a ROSALÍA sobre o álbum LUX?”

As respostas mais criativas serão selecionadas por uma comissão da gravadora, que convidará os 30 escolhidos.

Como será o evento

O encontro, que não terá apresentação musical da artista, acontecerá no Rio, em local que será informado diretamente aos selecionados. Durante a audição, Rosalía estará presente para ouvir e comentar faixas do novo álbum ao lado dos fãs.

A participação está condicionada à aceitação de uma política restrita de uso de celulares e dispositivos eletrônicos.

Critérios de seleção e desclassificação

A Sony poderá desclassificar participantes que:

enviem dados falsos ou incorretos;

utilizem perfis fake ou métodos automatizados;

não atendam aos requisitos de idade ou residência.

Também serão excluídos da promoção os funcionários da Sony Music e de agências envolvidas, além de menores de 18 anos e moradores do exterior.

O regulamento informa que a Sony Music não arcará com despesas de transporte, alimentação ou hospedagem dos selecionados. A participação é voluntária, gratuita e não envolve sorte, compra ou pagamento de qualquer tipo.

A lista oficial dos 30 escolhidos será divulgada no dia 28, a partir das 18h, no Instagram da Sony Music.